sábado, 20 de março de 2021

Ciência às Seis (online) - O que é uma Superinteligência?


Na próxima terça-feira, dia
23 de Março às 18h, via plataforma Zoom, realiza-se a palestra intitulada "O que é uma Superinteligência?" com João Bettencourt Relvas, investigador do IMBC - Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto e Filipe Luig, assessor na Coordenação Nacional da Transplantação.

Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade, em formato Digital 💻📱 Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Aceda à sessão no Zoom através do link:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89194011487
ou ID da reunião: 891 9401 1487

Resumo da Palestra:

A crescente probabilidade do desenvolvimento de uma inteligência artificial superior à humana tem vindo a aumentar em razão direta da própria preocupação na forma como é desenvolvida. A convergência de tecnologias vulgarmente designadas de NBIC (nano-bio-info-cogno) poderá eventualmente culminar num momento disruptor popularizado como singularidade tecnológica. Este instante, que por comparação com um evento como o de um buraco negro teria consequências imprevisíveis, resultaria numa inteligência para nós incomensurável designada de superinteligência.

Biografia dos Oradores:

João Bettencourt Relvas é licenciado em biologia pela FCUC  e doutorado em Genética Molecular (1997) pela Universidade de Lisboa após ter desenvolvido a sua tese no Imperial College  em Londres (1992-1997). Realizou trabalho pós-doutoral  na Universidade de Cambridge, no Reino Unido  (1997-2002), e foi “ Junior group leader” no Instituto Federal Suiço de Tecnologia em  Zurich (ETHZ) (2002-2008). Regressou a Portugal em 2009  como investigador principal do IBMC, que é agora parte do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) (https://www.i3s.up.pt/) da universidade do Porto. Neste instituto dirige o laboratório de Células da Glia, é coordenador do Programa Integrado de Neurobiologia e Doenças Neurológicas, e é membro da Direção (Vice-Director). A sua pesquisa incide sobre os mecanismos moleculares que regulam a função das células da glia, em especial da glia que produz a mielina, e também da microglia, que são  as células imunes residentes do sistema nervoso central. Estas células desempenham funções essenciais na fisiologia normal do cérebro, e a sua desregulação tem vindo a ser associada à génese e progressão de várias doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas. É também professor associado convidado de Morfofisiologia na FMUP e co-fundador da Bioprospectum (https://bioprospectum.com/ ) uma startup que desenvolve  plataformas computacionais e análises in vitro para identificar moléculas com potencial anti-oxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano na biodiversidade ibero-americana.

Filipe Luig é licenciado em biologia pela FCUL. Tem trabalhado em genética  molecular com enfoque no transplante de órgãos no IPST. Após um mestrado em nanotecnologias e engenharias da saúde, onde trabalhou no desenvolvimento de biochips no IST, frequentou também um doutoramento em nanociências na FCT onde trabalhou no desenvolvimento de LOCs (lab-on-chip devices). Foi professor adjunto na ESTeSL onde lecionou a cadeira DLA (aplicações da nano na bio). Desenvolveu recentemente uma tese de doutoramento “More Bit than Bio (...)” na FCUP, que discute a emulação do cérebro humano através da inteligência artificial. É fundador da inLET (https://my-inlet.wixsite.com/my-inlet), uma start-up em nanotecnologias e biologia molecular que visa a gestão e conservação pessoal de DNA e exerce atualmente a sua principal atividade profissional como assessor na Coordenação Nacional da Transplantação.

Evento no Site | Evento no Facebook

As últimas palestras do Rómulo estão disponíveis no Canal YouTube

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...