quarta-feira, 3 de março de 2021

GUIA – Os Consumidores e a Economia Circular

Vale muito a pena consultar (e ler) o e-book GUIA – Os Consumidores e a Economia Circular. O espírito da obra, de carácter informativo e reflexivo, está bem patente no ser Preâmbulo, que começa assim:

"Infelizmente ainda sobrevive entre nós o mito da abundância e da inesgotabilidade dos recursos naturais. É pois forçoso reconhecer que o consumismo adquiriu uma perigosa e equivocada condição de valor social, cuja dimensão assume contornos preocupantes numa sociedade que ainda não aprendeu a relacionar as suas atitudes individuais ou colectivas de consumo à produção, à degradação ambiental e à consequente perda da qualidade de vida das pessoas. 

A economia circular desafia directamente o nosso modo de vida e oferece-nos um olhar crítico sobre os modelos tradicionais de produção e de consumo, que nos transportam a uma certeza tão básica quanto essencial: não temos um planeta inesgotável. 

Se continuarmos a explorar os recursos naturais ao ritmo actual, a presente crise eco-social simplesmente conduzir-nos-á ao colapso total. 

Por conseguinte, é nosso desejo fortalecer a capacidade das pessoas para actuarem, individual ou colectivamente, na construção de um novo padrão de consumo, ambiental e socialmente responsável, onde o consumo excessivo e perdulário de uns não usurpe o direito ou prejudique as justas necessidades de consumir o mínimo indispensável à qualidade de vida de outros segmentos menos privilegiados da sociedade."

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...