domingo, 7 de março de 2021

No "Ciência às Seis" on-line: "Psicologia da Desinformação" com Nuno de Sá Teixeira

 


Ciência às Seis (online)

 Na próxima terça-feira, dia 9 de Março às 18h, via plataforma Zoom, realiza-se a palestra intitulada "Psicologia da Desinformação" com Nuno de Sá Teixeira, professor do Departamento de Educação e psicologia da Universidade de Aveiro. 

 Sessão inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO com a coordenação de Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade, em formato Digital 💻📱 Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

Aceda à sessão no Zoom através do link:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81234245153

ou ID da reunião: 812 3424 5153

Resumo da Palestra:

A desinformação, sob a forma de “Notícias Falsas”, encontrou nas modernas redes sociais um ambiente propício à sua disseminação. Sendo reconhecida como um problema contemporâneo há já vários anos, os efeitos adversos da desinformação nas redes sociais atingiram um pico com a actual pandemia, ameaçando minar os esforços colectivos no combate ao SARS-CoV-2. Dada a sua natureza manifestamente psicológica, a forma como interagimos com e nas redes sociais e, consequentemente, a forma como a desinformação nessas se propaga, pode ser compreendida (e solucionada) à luz das Ciências Cognitivas. Esta palestra ensaiará uma articulação entre vários pontos fulcrais acerca da forma como lemos, pensamos e agimos com base na informação das redes sociais, incluindo notícias falsas.

Breve Biografia:

Nuno Alexandre de Sá Teixeira formou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e doutorou-se em Psicologia Experimental pela mesma instituição. Trabalhou como investigador doutorado no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, Alemanha, no Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Itália. É actualmente Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde lecciona Raciocínio e Tomada de Decisão, Psicologia da Atenção e da Percepção, Psicologia da Emoção e da Motivação e Psicologia Social.

Evento no Facebook | Evento no Site

As últimas palestras do Rómulo estão disponíveis no Canal YouTube

RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Departamento de Física da FCTUC 

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...