domingo, 2 de dezembro de 2012

Como resgatar o atraso monumental da educação de qualidade no Brasil? UNIVESP, uma exclenente iniciativa


3 comentários:

Fernando Caldeira disse...

A mim parece-me que o vídeo não passa de publicidade a uma instituição de ensino brasileira. E o título do post pode induzir em erro. Julgo que há muito tempo que existe educação de quqlidade no Brasil. O problema está (e estará), no elitismo que as limitações sócio-económicas impõem, e que são bastante mais visíveis do que entre nós. Por exemplo, ainda recentemente, nas Olimpíadas de Matemática Brasileiras, a competição entre alunos de escolas públicas e privadas era feita em separado.

Helio Dias disse...

Ola Fernando,a Univesp trata-se da quarta universidade pública gratuita do Estado de São Paulo(as demais são USP,UNICAMP e UNESP.Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.
Os cursos oferecidos seguem a modalidade semipresencial, com encontros semanais obrigatórios e demais atividades desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de programas da Univesp TV e vídeo-aulas.A Univesp começa a funcionar a partir de Janeiro/2013.Trata-se da primeira iniciativa publica de qualidade que utilizará as ferramentas mais modernas da tecnologia da informação.Naturalmente o ensino presencial deverá também ser beneficiado.Ainda por aqui se usa muito a lousa e giz!

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Ao brasileiro a diversidade é uma vertente promissora.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...