sábado, 22 de dezembro de 2012

“O professor”

Por sugestão dum leitor, um poema de Carlos Drummond de Andrade em reconhecimento aos (nossos) bons professores.

O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo? 
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo.

Carlos Drummond de Andrade

5 comentários:

José Batista disse...

Fossem estas as situações piores...

Há poucos dias um aluno com 15 anos, a frequentar o 7º ano de escolaridade, encontrou-se na rua com outro aluno, de 16 anos, a quem pediu um cigarro. Perante a recusa, agrediu-o com uma navalha no pescoço, de que resultou uma emergência médica que assustou (espantou e indignou) muita gente...
O jovem agressor afastou-se e, no caminho, encontrou outro colega que o convidou para irem algures. A sua resposta terá sido:
- Vou p´ra casa, que acabei de dar uma facada num tipo.

Quanto aos professores, há décadas que a sua posição é a de gerir muitas situações indescritíveis, onde o medo (ou pelo menos grande receio...) não é raro. E isto agravou-se muito com políticas cobardes que estimularam muitos "encarregados de educação" (!?) a irem à escola, intencionalmente e declaradamente, agredir professores.

Depois há sempre uns psiquiatras, psicólogos e "afins" a pronunciarem-se "delicadamente" sobre os assuntos como se a pedagogia fosse o seu domínio.

E também não faltam idiotas úteis que, não sendo professores, nem convivendo com nem conhecendo, nem ao de leve, o que se passa nas escolas, falam de "cátedra" para dar lições absurdas, como se o mundo ou alguém lhes devesse alguma coisa.

Foi aqui que a escola chegou.

Mas atenção, que nela não existem apenas coisas más. Não senhor, nem a matéria-prima (alunos) está estragada nem os professores nem os funcionários são todos uns incompetentes.
E o principal remédio até nem é propriamente coisa de extraterrestres.
Bastava um pouco de respeito e responsabilidade.

A começar por cima...

Agostinho disse...

"A começar por cima..."
Expressão muito raramente ouvida nos nosso dias e que caiu totalmente em desuso.
Veja-se os exemplos que dão as nossas figuras públicas, a começar pelo senhor presidente da república, pelos senhor primeiro-ministro e ministros e por aí fora...
Que credibilidade têm para exigirem comportamentos éticos e concordantes com a Lei por parte dos cidadãos?
Como é que é possível o ministro Relvas aparecer a prestar declarações públicas sabendo-se o que se sabe dele? O que seria normal era que os jornalistas boicotassem esse senhor.
Sabendo-se da máxima "o exemplo vem de cima" previsivelmente os nosso país irá ter um "lindo enterro".

AJ

Xavier Brandão disse...

Também os há que humilham e enxovalham os seus alunos. Como foi o meu caso, quando era aluno de liceu e fui prejudicado por professores que, por sei lá que razão, não engraçaram comigo.

A escola e os professores não deixam boas recordações a todos.

Posso dizer: destestei a escola. E suporto mais ou menos a Universidade (do Porto).

Dayse Sene disse...

Às vezes dormir, renderá tanto mais ao professor, quanto ao aluno. O cansaço impede a aprendizagem. Descansar o corpo e a mente nesse exato momento, poderá fazer acordá-lo com vontade de aprender.
Abraços.

Anónimo disse...

Tenho mais ou menos a mesma experiência de Xavier Brandão. Também fui prejudicado no básico e no liceu. Sem falar nas humilhações...

A ideia que os profs. são uns coitadinhos e que têm talento a ensinar é um mito...

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...