quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A terceira idade começa aos 60 anos

Texto do Professor Galopim de Carvalho publicado hoje na revista Visão Solidária.
Se, como se ouve dizer, a terceira idade começa aos 60 anos, tenho de admitir que, embora sem me ter dado conta disso, entrei na classe etária dos chamados idosos, corria o ano de 1991. Há, pois, pouco mais de vinte anos que sou um idoso na condição inexorável de envelhecer. Mas ser idoso aos 60 anos, profissionalmente realizado, com saúde, e ter sido alvo das atenções e da respeitabilidade que, infelizmente, nem toda a gente tem, mas que eu, muito felizmente, pude desfrutar, foi bom. Foi, mesmo, muito bom. Só que o tempo não pára e as artérias envelhecem mesmo. Com elas envelheceu o corpo mas não a mente, para meu bem e dos que ainda beneficiam do meu trabalho.
Continua aqui.

4 comentários:

José Batista disse...

E os que beneficiam do seu trabalho beneficiam muito. Muito mesmo, caríssimo Professor.

Um grandíssimo obrigado por isso.
E por podermos contar sempre com a sua pronta ajuda.
Já nem falo do exemplo, a todos os títulos.

Imperatriz Sissi disse...

Sempre julguei que fosse aos 65...
E numa época em que os 30 são os novos 20 e os 40 os novos 30, isso não será mais relativo do que nunca?

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Bem, haja! Professor Galopim de Carvalho com todo gôsto, esclarecido e saudável.

J. F. Guimarães disse...

Porquê aos 60 e não aos 70?
Rotulagem nem sempre ajuda. Contudo, não é com a idade que se fica mais experiente, logo com mais conhecimento, logo com mais acesso à sabedoria?
Já li artigos deveras interessantes de fontes que merecem alguma credibilidade, onde afirmavam que o homem há milhares de anos vivia por vezes centenas de anos. Porque será que hoje se vive tão pouco tempo e por vezes as últimas décadas de vida são preenchidas com qualidade de vida miserável?

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...