sexta-feira, 19 de junho de 2009

SOBRE UM OUTRO ERRO NUM EXAME NACIONAL

Mais um erro é sempre um erro a mais. Com mais atenção podia ter sido evitado. Somos, infelizmente, obrigados a criticar um ministério que continua a permitir erros nos exames (não há meio de aprender!), mas não se deve criticá-lo por o emendar logo que alguém o descobriu. Devemos aplaudir quando um erro, qualquer que ele seja, é emendado.

7 comentários:

Leonor Lourenço disse...

Quando chegará o dia de podermos, professores, fazer a avaliação ao Ministério?

Péssimo para quem deveria dar o exemplo de um bom desempenho. O tal bom desempenho que nos exigem.

Anónimo disse...

Para a Leonor Lourenço: Pelo que sei os exames são feitos por professores, apelidados de peritos ;)

Anónimo disse...

Desculpe, podia referir qual era o erro? Obrigado.

Paulo Soares disse...

Andar a apontar o dedo a todo e qualquer erro é uma atitude estéril e irritante. Há erros com que temos de viver e outros que não devemos aceitar. Os erros deste ministério que realmente têm importância são outros e muitíssimo mais graves.
A opinião veiculada pelo Público de que o erro não deveria ser emendado é ainda mais incrível. Neste ponto concordo inteiramente com o Carlos Fiolhais.

A resposta à pergunta da Leonor Lourenço será dada quando for conhecida a data das próximas eleições legislativas.

Carlos Pires disse...

O Público não disse que "o erro não deveria ser emendado", mas que não devia ter sido emendado à socapa - sem assumir simultaneamente que havia um erro. É diferente.
Claro que não é o maior erro deste Ministério, mas mostra que aqueles incompetentes não fazem nada bem! Nem coisas grandes nem coisas pequenas.
Quanto ao "incompetentes": o PM na entrevista à SIC praticamente disse a mesma coisa!

Carlos Pires disse...

Foi ou não foi depois da notícia do Público que surgiu no site do ministério da educação, na secção do GAVE, um esclarecimento sobre o erro na Prova e sobre a correcção assinalada com asterisco?

É que o asterisco é minúsculo, a nota no final está escrita numa letra bastante pequenina... O que parece ser insuficiente para corrigir um erro que já tinha sido noticiado publicamente.

Porque é que o ministério não fez o esclarecimento assim que fez a correcção?

Vasco Gama disse...

Diz-se tanto mal, só porque não se gosta dos oponentes... Todos os anos há exames e todos os anos há erros. Mesmo quando Manuela Ferreira Leite foi Ministra da Educação houve erros; ela colocou os juris em tribunal mas aquilo não deu em nada. Em todos os países há erros nos exames que às vezes levam mesmo à anulação dos exames. Para quê tanta gritaria por causa duma legendazeca que não afectava em nada a prova?... Haja bom senso!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...