quarta-feira, 24 de junho de 2009

CINCO MIL PESSOAS CELEBRAM FIM DE ANO ASTRONÓMICO


Informação recebida da organização do Ano Internacional da Astronomia:

Dias 27 e 28 de Junho em Santa Maria da Feira

Mega-acampamento nocturno nos jardins do Visionarium dá início às comemorações do final do ano lectivo em Santa Maria da Feira. A festa é dedicada por inteiro à Astronomia

Para o mega-acampamento nocturno são esperadas mil pessoas, mas o número multiplica-se por cinco para as festas de domingo: o Visionarium de Santa Maria da Feira vai celebrar este fim-de-semana, dias 27 e 28 de Junho, um final de ano lectivo "astronómico" com as crianças e familiares das escolas do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho.

A festa de fim-de-ano, integrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), arranca no sábado, 27 de Junho, às 19 horas e prolonga-se até às 18 horas de domingo, dia 28.

Um dos pontos altos das celebrações é o acampamento nocturno nos jardins do Visionarium, que vai reunir cerca de um milhar de participantes, entre crianças, pais e avós. A noite será recheada de observações astronómicas coordenadas por representantes do AIA2009, cinema ao ar livre e jogos de orientação.

No domingo, entre as 14 e as 18 horas, os jardins do Visionarium são novamente palco de actividades ligadas ao mundo da astronomia, como o lançamento de foguetões com pára-quedas, um peddy-paper no Jardim Planetário e a construção de um relógio de Sol. Para além de actuações das escolas, as actividades incluem ainda a exposição de um sistema solar construído pelas crianças do concelho. Nos jardins, pequenos e graúdos poderão deliciar-se com uma zona de animação com insufláveis e personagens do mundo imaginário da exploração espacial.

Paralelamente, o Visionarium vai também abrir as portas das suas exposições permanentes às famílias participantes na festa. No auditório, irão ainda realizar-se duas conferências sobre o Universo, orientadas por representantes do AIA2009. João Fernandes, o coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia, será uma das personalidades com presença assegurada no evento.

A festa do final do ano lectivo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, organizada em parceria com o Visionarium e com o apoio do Ano Internacional da Astronomia.

O AIA 2009 é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...