sexta-feira, 19 de junho de 2009

A arte militar romana

Informação recebida da Imprensa da Universidade de Coimbra:

Foi apresentada no dia 16 de Junho no Museu Nacional Machado de Castro, estando agora disponível, a obra “Vegécio. Compêndio da Arte Militar” (edição bilingue latim-português, comentada), da autoria de João Gouveia Monteiro e José Eduardo Braga, com prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira.

Trata-se da edição bilingue da Epitoma Rei Militaris, um tratado de arte militar elaborado entre finais do séc. IV e meados do séc. V d.C. por Flávio Vegécio Renato, um alto funcionário do Império Romano. Este tratado, que compendia os escritos dos principais estrategos militares romanos do passado, foi uma das obras clássicas mais copiadas e mais traduzidas em todo o Ocidente europeu até 1300, tornando-se num verdadeiro best-seller, tanto nos meios laicos como eclesiásticos. Esta tradução é precedida de um Estudo de 170 páginas sobre o exército romano e completada por 300 Comentários e Notas sobre a guerra na Roma antiga.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...