terça-feira, 16 de junho de 2009

ITALIANOS EM PORTUGAL

Informação recebida da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa:

Edição on-line do «Dicionário dos Italianos Estantes em Portugal»: aqui.

A Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» é uma instituição de investigação científica que, ao longo dos seus onze anos de existência, tem desenvolvido projectos de investigação avaliados internacionalmente. Neste momento, temos o prazer de colocar à disposição do público o resultado final de um dos projectos avaliados, aprovados e fnanciados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este projecto, «Dicionário dos Italianos Estantes em Portugal», abrange o largo período que vai de final do século XV ao final do século XVII.

O conjunto de cerca de 400 biografias, que já estão em parte significativa disponibilizadas no nosso website, em constante actualização e desenvolvimento, remetem-nos para universos profissionais tão variados como as Artes e a Música, o Direito e Literatura, a Astronomia e a Navegação, o Comércio e a Religião.

A proximidade, na época em causa, entre esta elite de italianos que circulava entre Portugal e a Península Itálica e os judeus de origem portuguesa, é essencial para se perceber o meio onde os sefarditas se moviam, os seus interesses e as suas redes.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...