terça-feira, 9 de junho de 2009

Será Que a Minha Mente Está Dentro da Minha Cabeça?

Informação recebida da editora Campo das Letras sobre a publicação de um novo livro:

Será Que a Minha Mente Está Dentro da Minha Cabeça? Da ciência cognitiva à filosofia
Sofia Miguens

Os ensaios e entrevistas reunidos neste livro procuram compor uma imagem da história da filosofia do século XX. Através de autores como W. V. Quine, J. Fodor, D. Dennett, D. Davidson e J. McDowell, é examinado o tratamento da questão das relações pensamento-mundo, em particular quando tais relações foram pensadas a partir do imperativo quineano de naturalização.

Dá-se especial atenção às dificuldades encontradas pelos projectos saídos desse imperativo e às discussões sobre aparência e realidade, realismo e anti-realismo que eles geram ou recalcam.
A tentação de olhar para dentro da cabeça de cada um de nós em busca do mental altera-se na distância que separa autores como J. Fodor e D. Dennett de autores como D. Davidson e J. McDowell. A expressão ‘da ciência cognitiva à filosofia’ significa isso mesmo: os escritos aqui reunidos revelam um percurso que começa com autores mais próximos da ciência cognitiva chegando a outros que marcam claramente a fronteira entre filosofia e ciência cognitiva.

PARTE I
I. Introdução – Da ciência cognitiva à filosofia (ou por que é que Frege e Husserl são hoje importantes para a filosofia da mente)
II. J. Fodor e os problemas da filosofia da mente
III. D. Dennett: eliminar a consciência ou fazer uma coisa completamente diferente?
IV. O problema do autoconhecimento – modelo cartesiano, modelo wittgensteiniano ou outro?
V. Por que não pode haver uma ciência da racionalidade – David Davidson e a ciência cognitiva I
VI. Conceito de crença, triangulações e atenção conjunta – David Davidson e a ciência cognitiva II
VII. Subjectividade, intersubjectividade e linguagem natural – a partir de David Davidson
VIII. John McDowell e a crítica ao naturalismo raso
IX. Consciência e indistinguibilidade aparência/realidade – filosofia da mente e questões de metafísica e método

PARTE II
Entrevistas a Charles Travis no âmbito do Projecto RBD2 (Rationality, Belief, Desire II – from cognitive science to philosophy)
I. O que tem a filosofia a dizer à psicologia?
II. Pensamento, percepção e linguagem: Wittgenstein à luz de Frege.

Sobre a autora:

Sofia Miguens nasceu em 1969 no Porto, onde se licenciou em Filosofia.
É Professora Associada do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora do Instituto de Filosofia da FLUP, onde dirige o MLAG (Mind, Language and Action Group). Ensina epistemologia, filosofia da linguagem e filosofia da mente e tem dirigido diversos projectos de investigação na sua área de especialidade.
Publicou anteriormente «Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência – D. Dennett e os debates da filosofia da mente» (2002), «Racionalidade» (2004), "A Dor e o Sofrimento - Abordagens" (co-autoria), "A Dor e Sofrimento - Uma perspectiva interdisciplinar"(co-autoria), todas elas na Campo das Letras, e «Filosofia da Linguagem – Uma introdução» (2007), além de numerosos artigos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Sofia,

Gostei de ler este Post.
Ponho algumas dúvidas:

As máquinas ou outras formas de inteligência artificial poderão vir a ter consciência ou auto - consciência ?

Já contactou o CENTRO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CONSCIÊNCIA ? É interessante, aborda as questões da consciência aos níveis micro e macrocósmicos, nomeadamente fenómenos extra-terrestres (e seus contactos com a humanidade). Cheguei a trocar uns mails com o Centro e foram muito prestáveis.

Outra questão:
Será que fazer regressões ajuda na procura da auto - consciência à semelhança da psicanálise e psicoterapia?

Obgda e fique bem,
Madalena Madeira

Mario Teixeira disse...

Excelente notícia chegada de forma inesperada por apenas estar de passagem no "De Rerum Natura". Um dos meus professores mais marcantes a lançar um novo livro, anunciado num blog que vale a pena seguir.

Anónimo disse...

Mário Teixeira ,
A propósito do vídeo que enviou , estes filmes esclarecem com + profundidade as questões abordadas no post do blog que recomendou.

Madalena Madeira

Parte 1:
http://video.google.com/videoplay?docid=1536249927801582119&ei=0rU0SpWuE9L2-Abs0_yzCQ&q=corpora%C3%A7%C3%B5es&hl=pt-PT

Parte 2:
http://video.google.com/videosearch?hl=pt-PT&q=corpora%C3%A7%C3%B5es&um=1&ie=UTF-8&ei=yrU0Svz3Lc3LjAff2PCSCg&sa=X&oi=video_result_group&resnum=4&ct=title#

Reply ForwardJoana is not available to chat

Mário Teixeira disse...

Não recomendei um blog, apenas saudei o lançamento do livro de uma ex-professora minha, Sofia Miguens e o seu anúncio neste blog.
Creio que existe uma confusão de identidades. Contudo agradeço o vídeo que recomenda, que é de facto muito interessante e devia ser visto.
Muito obrigado.

Anónimo disse...

Mário Teixeira ,
Referia-me a este link ( fale com os seus filhos , antes que a publicidade o faça...). De facto, se clicar em cima do seu nome,vamos lá dar. Achei o vídeo interessante.

http://umzeroaesquerda.wordpress.com/

Mário Teixeira disse...

Muito obrigado pelos seu comentário. Embora fosse lógico, não me tinha apercebido que o nome fazia o link ao meu blog.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...