quinta-feira, 18 de junho de 2009

Adquirido um manuscrito de Vandelli


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

A Biblioteca Geral acaba de adquirir junto de “O Manuscrito Histórico” (Lisboa) um autógrafo do cientista italiano Domingos Vandelli (1735 – 1816), que foi Professor eminente da Universidade de Coimbra e um empreendedor a quem cabe o mérito de ter relançado o fabrico da faiança na cidade, no século XVIII.

À colecção de manuscritos da BGUC não podia faltar esta original “Memoria per lo stabilimento della Fabrica d’Acqua Forte, purificazione dell’Anil e dé Crugioli”, que se acompanha de um pagela manuscrita pelo mesmo autor, em português, acerca da importação de “Cadilhos, Agoa Forte e Solimão que vierão de Ollanda, do 1774 para o 1775, para esta Casa da Moeda”.

O manuscrito não ostenta assinatura nem data mas poderá ser datável de cerca de 1780, reflectindo a série de preocupações de fomento industrial do país que sempre acompanharam a carreira deste naturalista e químico em Portugal e de que as suas “Memórias Económicas” dão boa conta.

A esta peça foi atribuída a cota Ms. 3400, podendo desde já ser consultada na Sala de Leitura de Reservados e Manuscritos.

1 comentário:

joão boaventura disse...

Na Biblioteca Nacional Digital está disponível, via net, a obra Diccionario dos termos technicos de Historia Natural do mesmo autor.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...