domingo, 7 de junho de 2009

GRANDES ERROS: CITAÇÕES INVENTADAS


Citações inventadas de grandes personagens são sempre grandes erros. Fui ler a crónica da jornalista Inês Teotónio Pereira sobre educação no jornal "I" (um jornal simpático) do último sábado porque o título era "Citemos Einstein". Terminava desta maneira:

"E agora vamos educar esta criança. Mas como? Einstein dizia: "O único sítio onde sucesso aparece antes de trabalho é no dicionário." Então, citemos Einstein."

Parece bonito, mas há aqui um pequeno problema. É que Einstein nunca disse isto, sendo uma frase que recorrentemente lhe é atribuída na Internet sem nunca ter sido indicada e verificada a fonte original (não está no dicionário de citações de Einstein mais cuidadoso, "The New Quotable Einstein", de Alice Calaprice, Princeton University Press, 2005)! Não sei de quem e a frase, mas há vários candidatos, pois ela aparece noutras bocas. Como nenhum deles é tão conhecido como Einstein, nada como atribuí-la a Einstein usando um argumento de autoridade...

5 comentários:

Unknown disse...

Olá, boa tarde!
Foi atribuído um prémio simbólico ao vosso Blog chamado LEMNISCATA. Encontra-se em http://peroladecultura.blogspot.com/
Destina-se a reconhecer o contributo de qualidade para a blogosfera de alguns blogs.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Helena Feliciano

José Carlos Santos disse...

O De Rerum Natura não está isento de responsabilidades neste tipo de erros, como pode ser visto aqui.

Anónimo disse...

E que tal considerar o valor das frases intrinsecamente?

Quem as disse ou não não acrescenta ou retira nada à sua veracidade ou importância.

Helena Ribeiro disse...

Caro anónimo de 7 Junho às 17:36,

O seu comentário é pertinente, mas... convém pôr ORDEM no beco, caso contrário, este tipo de situações geram bolas de neve que entram em auto-gestão e engordam, engordam, engordam... assim tipo, "lagarta gorda nunm ninho de abelhas".

Estou a percisar de apanhar ar.

Martim Bernardo disse...

Si non é vero... é bien trovatto.
Se não disse, podia ter dito.

CARTAS DE AMOR RIDÍCULAS

Ainda e sempre Eugénio Lisboa. Um dos sonetos que nos confiou. Alguns escritores, preocupados com serem muitíssimo escritores, sujeitam-s...