quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O SEGREDO DO DISCO ASTRONÓMICO


De férias na Alemanha, leio na imprensa alemã uma interessante notícia sobre o disco de Nebra (já referido neste blogue), cuja descoberta no lugar de Nebra, na província da Saxónia-Anhalt tem levantado grande discussão desde há dez anos.

Investigadores das Universidades de Mainz e de Halle (cidade em cujo museu arqueológico o disco está guardado) pretendem ter encontrado uma explicação para o enterramento do disco, há 3600 anos, em plena Idade do Bronze. Nessa época, as cinzas de um vulcão na ilha de Santorini, no Mediterrâneo, terão causado um obscurecimento dos céus da Europa durante um período de cerca de 20 anos (um fenómeno um pouco parecido com o que se passou recentemente com a erupção de um vulcão islandês). O instrumento foi posto de lado e enterrado no local onde foi descoberto porque a sua utilização como calendário astronómico se tornou assim inútil. A notícia acrescenta que na mesma época terá também cessado a utilização astronómica do sítio de Stonehenge, na Inglaterra?

E porque é que a descoberta do disco foi tão polémica? O achado foi feito por arqueólogos amadores que o tentaram vender no mercado negro, mas a polícia acabou por os apanhar numa operação digna de um filme no Hotel Hilton de Basileia, na Suíça. Alguns arqueólogos duvidaram na altura da autenticidade do disco que representa, além do Sol e da Lua, as Pleiades, mas estas dúvidas dissiparam-se depois de uma cuidadosa análise do disco de 32 centímetros de diâmetro cuja massa é de cerca de dois quilogramas. Trata-se, sem dúvida, do mais antigo instrumento astronómico conhecido até hoje.

10 comentários:

Anónimo disse...

Que são arqueólogos... amadores? JCN

António Piedade disse...

Muito Interessante.

António Piedade

Anónimo disse...

Interessante... o quê: o disco ou o amadorismo dito arqueológico? JCN

ana disse...

É interessante se a datação assim o determinou. Mas a pintura é estranha. Será que não alteraram?

Anónimo disse...

Em que ficamos: estranho ou interessante? JCN

António Piedade disse...

Interessante a descoberta de uma possível e plausível causa para o enterramento do disco de Nebra. Com a abóbada celeste obscurecida pelo manto de cinzas e poeiras, de nada serviria o repositório de saber antigo resumido no disco (ou em Stonehenge!). Até porque as cinzas da erupção vulcânica terão causado alterações climatéricas (20 anos!!!) não dependentes da regular translação terráquea em torno do Sol. O aumento provável e significativo das amplitudes térmicas terá descaracterizado as estações, alterado o nível do mar...por enquanto conjecturas meu caro, à espera de mais dados geológicos e climatéricos, mas de qualquer forma, muito interessante.

António Piedade

Anónimo disse...

Assim será, caro Dr. António Piedade, assim será! Só que não entendo por que haviam de enterrar o disco... para fazer o jeito aos arqueólogos. Tão interessante quanto estranho! JCN

Anónimo disse...

Um obscurecimento do céu durante 20 anos levaria certamente a uma fome e mortandade imensa..

O disco não precisava de ter sido enterrado de propósito, como não o foram as ruinas que se vão descobrindo, ficou guardado em algum lado e depois cobriu-se de terra.

Os amadores encontraram-no e podem ter mentido sobre a sua origem e localização.

Não há arqueólogos amadores, ou são arqueólogos ou são salteadores, neste caso a segunda hipotese.

Nos disco vêm-se vários objectos, um circulo que se percebe que é a terra, muitas bolinhas que são as estrelas, uma lua e por detrás será um sol? então e a outra figura por baixo da terra?
Será o vulcão?

Cá para mim uma lua em frente do sol e com um obscurecimento parece-me mais é um eclipse..

Teorias..

Anónimo disse...

Teorias dessas... guarde-as vossemecê para si! JCN

Unknown disse...

Acho o termo #objectos" inapropriado, como deve verificar reforçado ainda pela explicação q eu se seguiu... o que eu quero acrescentar é; acho muitopouco ou nadao que sabem e o que não se sabe sobre este disco - na verdde lêmos tanto e ficamos sem saber algo credível e Melhor - SEM SABER o que nos aumente o conhecimento sobre O DISCO... Obrigada na mesma a Todos.! aqui fica o pedido de esclarecimento aos ex-enviados ou que enviaram o DISCO para nos esclarecer devidamente. GRATA

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...