quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HUMOR: Governo revoga segunda lei da termodinâmica para recuperar áreas ardidas


Todos sabemos que quando uma vela arde, emitindo para a atmosfera dióxido de carbono (tão prejudicial para os ursos polares) e vapor de água (tão prejudicial para os ursos polares, uma vez que também é um gás de efeito de estufa) é impossível voltar a reunir as moléculas dispersas e fazer uma vela novamente. A razão é só uma: o aumento de entropia, ou seja a tendência para bandalheira. E isto por causa da segunda lei da termodinâmica, que o governo vem agora revogar. A partir de agora nada impedirá que a parte dispersa pela atmosfera em dióxido de carbono e água da floresta ardida se junte aos resíduos sólidos (cinzas, troncos carbonizados) nos locais do incêndios, refazendo árvores, arbustos, cogumelos e mesmo que cigarros inteiros renasçam das beatas.
David Marçal, no Inimigo Público

8 comentários:

Anónimo disse...

Talvez seja agora que também eu tenha a sorte de ver renascer o tempo que perdi, os anos que passaram, devolvido o dinheiro dos impostos que paguei... Vantagens da bandalheira e da revogação da segunda lei da termodinâmica?!... Nada disto colocará em causa a sobrevivência dos ursos polares. Pena é que os outros "ursos" (sem ofensa para os animais) também sobrevivam!

Anónimo disse...

Simplesmente genial! Quem diz que a ciência não é cultura é porque tem uma visão muito limitada do mundo! Continuem!

Anónimo disse...

Democraticamente eleito, o governo tem a prerrogativa... de fazer o que entender, desde a revogação de leis à concessão de licenciaturas a preços de saldo: ver e calar! JCN

António Piedade disse...

Excelente.
Parabens
António Piedade

Ana disse...

Pedia-vos aqui uma ajudinha... :)

Como explicar a leigos sem bases em Ciências, a segunda lei da termodinâmica (e a tendência do universo para o aumento da entropia) se, afinal de contas, a matéria e a vida se organizam de uma forma extremamente complexa e ordenada? :)

Questão válida! Mas que será difícil de responder a quem não tem bases nenhumas de termodinâmica (e nem conhece a palavra termodinâmica :) ).

Help me, please! :))))

Respeitosamente,

Ana.

Sérgio O. Marques disse...

É assim, Ana: uma lei da termodinâmica não é suficiente para explicar tudo. Ainda faltam outras três, a lei zero, a lei um e a lei três.
Na minha opinião, a resposta à tua questão encontra-se no sol.

Ana disse...

Sérgio, obrigada, mas eu perguntei, aliás, pedi sugestões de como explicar isto a pessoas adultas sem bases cientificas absolutamente nenhumas. Logicamente que não lhes posso dar uma aula de termodinamica em 5 minutos e aos 50 anos... :)

Ana disse...

Ou seja, como explicar isso às massas, traduzido por miúdos, com termos o mais acessiveis possivel. Só aí, quando a essencia da coisa for entendida, é que posso aventurar-me nos termos menos simples (mas nunca complexos).

Portanto, traduzido por muitos miúdos, como explicar às massas que a segunda lei da termodinamica não está a contrariar a vida (na verdade, a questão deveria ser inversa: como é que a vida não contraria a segunda lei da termodinamica, porque a duvida não é como é que a vida é possivel, mas sim, como é que a segunda lei da termodinamica pode estar correcta perante algo tao complexo como a vida...).

A simples (para nós, habituados a estes conceitos, que já nos estão no sangue, é simples; mas, para pessoas adultas que nunca ouviram falar sequer em termodinamica, não se pode entrar com jargão nem raciocínio de especialistas) resposta de que se deve ao Sol não lhes vai dar nenhum entendimento nem tirar a dúvida.

O mais simples que me foi possível, na altura, foi explicar que para que a vida, e a complexidade e ordem que lhes são inerentes, seja possível, tem de consumir energia. E essa energia, no fundo, deriva da entropia, ou seja, da desordem. Assim liguei a 2a lei directamente à complexidade da vida, mostrando que os próprios processos bioquimicos que nos animam utilizam a própria entropia como uma espécie fonte de energia (nada de falar em funções de estado!! eles não fazem a mínima ideia do que é uma função de estado, nem entendem o conceito de quantidade física utilizada para medir um estado energético - traduzido por miúdos tem mesmo de ser "uma espécie de energia"; não esquecer que são pessoas que não percebem como é que temperatura e calor são coisas diferentes!).

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...