quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Erupção solar



Mais detalhe no site do Solar Dynamic Observatory:
http://sdo.gsfc.nasa.gov/

:-)

7 comentários:

António Piedade disse...

Fantástico!!!
8 minutos depois deste tsunami da coroa solar, sentimos alguma coisa na Terra?
António Piedade

Ana disse...

OUOOOOH =O

uindooo! :)))

Pensar que temos tecnologia para observar tão de perto o Sol...dá arrepios! :))

Foi de quando? Saberá dizer-me? Li que houve uma erupção solar há uns dois ou três dias, que provocou um fenómeno geomagnético (a aurora boreal fotografada e exposta no site aconselhado). É esta mania de tentar ver se o meu quotidiano foi abalado por essa erupção eheheh...e culpar o Sol pelo mau funcionamento do MEO :D (um pouco como culpar a pílula por todos os maus humores hormonais? :D).

Anónimo disse...

Há todos os dias erupções solares, é a força da vida, em si mesma, meu, real, verídica e incontornável, natural, lá venha das profundezas do inferno como de alturas do mesmo céu, sem falta da integridade que cada professor põe na avaliação insofismável a fazer, que não impede políticas de instigação ao mais aproveitamento dos alunos, em práticas da mais proximidade pessoal e atenção.

simon

Frederico disse...

Caro António Piedade,
As CME (coronal mass ejection) não viajam à velocidade da luz, pelo que levam 1 a 4 dias a atingir a órbita da Terra. Às vezes a Terra encontra-se lá, noutras (a maioria) está noutro sítio da sua órbita.
Quando nos atinge, dá-se a compressão do nosso campo electromagnético. Assim, as CME afectam-nos em tudo o que dependa da estabilidade desse campo: comunicações, redes eléctricas, meteorologia...

Ana disse...

Dia então que posso culpar a CME pelo congelamento da imagem na minha tv?

(desculpe a insistência, mas sou realmente curiosa :) )

António Piedade disse...

Caro Frederico
Fiquei muito agradado com o seu comentário à minha pergunta. De facto, a minha alegada associação, embora que metafórica (fraca), induz a uma ideia errada. É assim, pela correcção rigorosa de erros, que o conhecimento científico se divulga. Já agora, as CME que são projectadas para o espaço são constituídas de quê? partículas ionizadas? Constituem o que designamos por "Vento Solar"?
Cumprimentos
António Piedade

Frederico disse...

Caro António e Cara Vani,

Podem saber um pouco mais sobre estes eventos em:
http://scienceblogs.com/startswithabang/2010/08/from_the_sun_to_your_sky_in_ju.php
http://www.universetoday.com/59230/coronal-mass-ejections/

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...