quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ciência no cinema de animação



Informação recebida da Universidade do Porto:

Informação sobre 3 eventos a decorrer no ciclo Nomadic.0910 - Encontros Arte e Ciência, nas unidades orgânicas da Universidade do Porto e outros locais emblemáticos da Cidade Invicta, com a premissa de entrecruzar arte e ciência, numa relação nem sempre óbvia, mas sempre impressionante:

- Screenlabs - a segunda sessão do ciclo traz ao público em geral, de forma gratuita, cinema de animação premiado, com um forte enfoque na ciência.

- Medidas entre Barras - reposição da performance pelos Sem Palco, na Faculdade de Direito, sobre os efeitos do enclausuramento e do isolamento humano.

- Conversa e Visita Guiada da Exposição Retrospectiva de Yuriy Pogorelov - a primeira exposição de ilustração do professor de Física da Faculdade de Ciências da UPorto, há 14 anos em Portugal, será dada a conhecer por quem a ilustrou. O próprio Yuriy Pogorelov fará uma visita guiada.

A comissariar o ciclo de eventos estão Heitor Alvelos (também comissário do Festival Future Places e docente da Faculdade de Belas Artes da U.Porto) e Maria Strecht Almeida, docente no ICBAS. O ciclo tem como base a Reitoria da Universidade e conta com a participação das faculdades e laboratórios associados à Univ. Porto, através de Iniciativas Locais, promovidas pelas unidades orgânicas e apoiadas pela Reitoria. O comissariado do Nomadic.0910 propõe também programação, em paralelo com as unidades orgânicas, para um output diferenciado, que leve a reflexões multidisciplinares no âmbito do Ciclo.

Entre os eventos já apresentados,com início a 17 de Setembro com Stories of Art and Science, conferência que deu o mote de abertura a Nomadic.0910, e com a inauguração da exposição premiada Design 4 Science, da Universidade de Sunderlandencontram-se performances, concertos, jam sessions, exposições, colóquios, instalações, sessões de improviso e conferências. Outros ainda estão para acontecer, até 25 de Março, com a conferência de encerramento do ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.