segunda-feira, 22 de setembro de 2008

EXPOSIÇÃO "CIMÉLIOS"

Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Cimélios

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra inaugura a 23 de Setembro, pelas 11h30m, na Sala de São Pedro, uma exposição bibliográfica de livros raros e preciosos, por ocasião do Colóquio da Association Internationale de Bibliophilie que decorre em Portugal de 21-26 de Setembro de 2008.

Na sessão realizada em Coimbra - 23 de Setembro - o Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro proferirá, pelas 10:45, no Auditório da Faculdade de Direito, a Conferência O Século XVIII, idade de ouro da Biblioteca da Universidade a que se seguirão as visitas à Biblioteca Joanina e à exposição bibliográfica patente na Sala de São Pedro.

Entre os preciosos documentos apresentados na mostra conta-se a Bíblia Atlântica (ver iluminura acima), a Bíblia Judaica de Abrabanel, livro de Cristóvão Clavius em que discute eclipse observado em Coimbra, correspondência original entre D. Catarina de Bragança e o seu marido Carlos II de Inglaterra, Regimento da Inquisição e colecção de folhetos de autos-de-fé da Livraria do Visconde da Trindade, pedido de Bartolomeu de Gusmão ao rei D. João V de "patente" do seu aparelho voador, etc.


Exposição "Cimélios":

23 de Setembro - 10 de Outubro | segunda a sexta-feira | 10:00-12:00 e das 14:00-17:00 | Biblioteca Geral - Sala de S. Pedro | Entrada livre


Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...