quinta-feira, 5 de março de 2020

TRINTA ANOS DE CIÊNCIA



Hoje, quando o Público faz 30 anos (muitos parabéns, Público!) publico um artigo de opinião sobre o passado, o presente e o futuro da ciência portuguesa:

Foi uma lufada de ar fresco na imprensa nacional o aparecimento do Público há 30 anos. Lembro-me bem desse tempo, até porque colaborei profusamente em suplementos como o Leituras, sobre cultura, e Hoje e Amanhã, sobre ciência e tecnologia. Foi, entre nós, um período de optimismo cultural e de desabrochamento científico. O início dos anos 90 foi marcado, no mundo, pela queda da União Soviética e pela aparição da World Wide Web e. por cá, pelo processo da integração europeia (Cavaco construía autoestradas com fundos europeus, enquanto Soares fazia Presidências Abertas).

Um livro marcante de 1990 foi Manifesto para a Ciência em Portugal (Gradiva), de José Mariano Gago, a figura de proa dos últimos 30 anos da ciência em Portugal. 

https://www.publico.pt/2020/03/05/ciencia/opiniao/trinta-anos-ciencia-1906250
(Texto reservado a asinantes)

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

Nos anos 70 e 80 do século XVIII, Kant leccionou Pedagogia. As notas que escreveu para os cursos que foram publicadas por um dos seus estuda...