segunda-feira, 23 de março de 2020

JOEL OU A COMPLEXA QUESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ainda se encontra disponível online, no sítio da RTP Play, um filme argentino que toca, entre outras questões, as políticas de inclusão escolar, muito uniformes na Europa e na América do sul. 

Sendo apresentadas e vistas como políticas bondosas e inequivocamente certas, não deixam de levantar múltiplas questões teóricas e dificuldades práticas que, em geral, ficam na penumbra.

Ora, este belo filme, realizado por Carlos Sorinque, trata, com grande discernimento e sensibilidade, esse problema. E fá-lo sob o ponto de vista das directrizes ministeriais, das dinâmicas da escola (no caso, uma escola pública), e das vivências pessoais. Onde a discussão pedagógica não chega ou não chega de modo adequado e/ou suficiente pode chegar a arte.

O título, corresponde ao nome do protagonista: Joel, um menino de 9 anos de idade a quem o "superior interesse da criança" não consegue proteger do medo, que continuamos a ter, do "diferente".

Acesso ao filme: aqui.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...