domingo, 1 de março de 2020

Um Comentário do Professor Jorge Bento

Dias atrás (21/02/2021), publiquei aqui, um texto com o seguinte título: “Racismo Branco e Racismo Negro”.

Entretanto, fui informado pelo Doutor Jorge Bento, professor catedrático da Faculdade de Ciências do Desporto (Universidade do Porto) que lhe tinha feito um comentário que, por culpa sua confessada em não dominar a matéria técnica sobre a feitura de comentários, não fora publicado.

Enviou-me esse seu comentário de que tirei proveito próprio e  de que me faço mensageiro pela valorização que trouxe ao meu texto numa perspectiva de universalidade da gesta portuguesa em terras até então desconhecidas do globo terrestre,  espalhadas por vários continentes e da sua aprendizagem  com uma panóplia de povos, no dizer e reconhecimento de Jorge Bento.

Doutrina o seu texto, que transcrevo abaixo:
“A estranheza do diferente ou Outro é uma 'natureza' dos indivíduos e dos povos, independentemente da etnia ou tonalidade da pele. Ela é modificável através da educação e das circunstâncias da vida. Creio que os portugueses não pertencem ao número dos povos que mais estranham o Outro. Porquê? Porque, no decurso da sua história de quase 900 anos, interagiram e aprenderam intensamente com uma ampla panóplia de povos; deste jeito adquiriram a condição de universalidade”.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...