segunda-feira, 6 de outubro de 2014

XIX OLIMPÍADA IBERO-AMERICANA DE FÍSICA

Uma excelente participação de Portugal na XIX Olimpíada Ibero-

-americana de Física

Portugal conquista em Assunção, Paraguai, três medalhas de prata e uma menção honrosa.

A equipa portuguesa que se apresentou em Assunção, Paraguai, para competir na XIX Olimpíada Ibero-americana de Física obteve três medalhas de prata e uma menção honrosa.

A XIX Olimpíada Ibero-americana de Física decorreu de 29 de Setembro a 4 de Outubro, colocando em competição 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental) o vencedor foi um estudante da Costa Rica.

Os team-leaders que acompanharam a delegação ao Paraguai, Orlando Oliveira e Rui Vilão, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa: “É um dos melhores resultados de sempre. Não só todos os estudantes foram premiados como também obtivemos as duas melhores medalhas de prata e a melhor menção honrosa.

Os docentes da Universidade de Coimbra destacam “a prova teórica, que era muito longa e cobria variadíssimos tópicos de Física. Salientamos também o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao trabalho de preparação realizado ao longo do ano na UC”.

A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

João Fragoso Melo (E.S. Santa Maria, Sintra) – medalha de prata
Maria Eduarda Carvalho Lucas de Sá Marta (E.S. Infanta D. Maria, Coimbra) – medalha de prata
António de Almeida e Sousa Cardoso Fernandes (E.S. Garcia de Orta, Porto) – medalha de prata
António João Caeiro Heitor Coelho (E.S. Gabriel Pereira, Évora) – menção honrosa
-

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Ciência Viva e da Fundação EDP. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio da Agência Ciência Viva.
Da esquerda para a direita: Orlando Oliveira, João Melo, António Fernandes, Maria Eduarda Marta, António Coelho, Rui Vilão
A equipa portuguesa regressa a Lisboa no dia 6 de Outubro vindo via Madrid, no voo da Ibéria 3102. A hora prevista de chegada é 15h 45m.
Informação disponível em Sociedade Portuguesa de Física

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...