terça-feira, 21 de outubro de 2014

Luto pela Ciência

Comunicado divulgado pelo SBESUP no dia 17 de Outubro:
  
Infelizmente, temos vindo a assistir a um retrocesso em termos de políticas científicas, quebrando-se a coesão nacional que existia, em prol de um projeto de elitização da Ciência. Este projeto de concentração e redução está longe de reunir consenso, (exceto na sua condenação). Apesar da intenção de redução para metade, quer em termos de investigadores, quer de unidades de investigação, há ainda intenções que vão tentar levar esta agenda a pontos do impensável. Nelas inclui-se a divisão da comunidade científica, a pretensa revisão de vencimentos e muitas outras propostas que, dado a descredibilização corrente da Secretaria de Estado da Ciência e da Fundação de Ciência e Tecnologia, terão de ser apresentadas por outrem.
 
Os tempos são de uma crise profunda, que afeta os próprios valores científicos de cultura e liberdade.
 
Por todas estas razões, iniciaremos uma campanha de luto pela ciência. Luto esse que se prolongará durante o tempo necessário em que se mantiverem as falhas gritantes que têm atingido um setor fundamental para o país.
 
A enunciação deste luto é simples. É uma exteriorização do descontentamento através da impressão de uma folha em negro, que pode ser afixada na porta do gabinete, nas janelas, ou em outro qualquer local das instituições, representando a página negra da ciência em Portugal. É também a demonstração de um luto que se alastra a uma peça de vestuário, nesta sexta-feira, dia 17 de Outubro, em que vários países europeus estarão em protesto.
 
É um luto académico e científico pelo enclausuramento da ciência. É a indignação que a todos nos atravessa. É um luto que luta pela ciência.
 
 
SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior
Associação Sindical de Docentes e Investigadores
www.snesup.pt
 
Av. 5 de Outubro,104, 4º - 1050-060 LISBOA - Telefone 217 995 660 - snesup@snesup.pt
Pr. Mouzinho Albuquerque, 60, 1º - 4100-357 PORTO - Telefone 225 430 542 - snesup.porto@snesup.pt

Estrada da Beira, 503, R/C, A - 3030-173 COIMBRA - Telefone 239 781 920 - snesup.coimbra@snesup.pt

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...