sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GUIA DE HISTÓRIA NATURAL DA ILHA DO PICO


Informação recebida de Victor Hugo Forjaz:

A  História Natural  das Ilhas dos Açores  encontra-se dispersa  por centenas de publicações nacionais , regionais, inglesas, francesas, alemãs, russas, japonesas, chinesas, suiças, etc., etc.

A equipa do OVGA -Observatório Vulcanológico e  Geotérmico dos Açores , uma associação geológica sem fins lucrativos , fundada em 10-Junho-2000 , tem desenvolvido intensa actividade  no âmbito  das Ciências da Terra e apoia os docentes de Ciências Naturais de diversas escolas  do País  em parcerias com o Governos dos Açores e com o Município da Cidade de  Lagoa, na ilha de S. Miguel  (onde se localizam os seus laboratórios e áreas exposicionais).

Em 2011 , na senda dos seus programas de diversificação de actividades , o OVGA iniciou expedições pluridisciplinares a diversas ilhas (vulcanólogos, cartógrafos, petrólogos, climatólogos, zoólogos, botânicos , técnicos)  no sentido de editar  memórias de síntese,profusamente ilustradas e  acompanhadas de textos muito acessíveis. Cada memória, com capa dura , inseriria uma carta digital de percursos  e de motivos  naturais notáveis .

Começou-se pelo Pico em edição  português-inglês . Seguem-se a Terceira e partes de S. Miguel (por ser a ilha de maior área .

O livro do Pico desenvolve-se ao longo de 400 páginas.

A obra  insere uma editorial de Victor Hugo Forjaz, coordenador do projecto , intituladoGeoTurBio .Segue-se um Preâmbulo de Victor Forjaz, vulcanólogo, Eduardo Brito de Azevedo, climatólogo Jorge Tavares, cartógrafo. Depois publica-se a Geologia de Zilda França e de Victor Forjaz, vulcanólogos e a espeleologia de Luís Miguel Almeida, técnico de geologia. Sobre os capítulos  da zoologia e da botânica debruçam-se Carlos Gomes Ribeiro  e  Amélia Vaz, biólogos e Elvira Ribeiro ,técnica .

O livro encontra-se repleto de fotografias coloridas ,de mapas e de esquemas. E cada capítulo é acompanhado de referências bibliográficas essenciais . Também existem glossários   que auxiliam os menos experientes .

Os especialistas  consideram , incluindo em  conhecidos   blogs , que se trata de um trabalho de referência internacional.

Embora muito volumosa , a obra encontra-se disponível  a custos muito acessiveis  como  quota do observatório através do e.mail  vforjazovga@gmail.com  ou do n.º 96 24 14 877.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...