sexta-feira, 13 de julho de 2012

Primeira "Star Party" na Reserva "Dark Sky" Alqueva

Rastos de estrelas sobre o lago Alqueva (Miguel Claro©). 


Informação recebida do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

A Reserva “Dark Sky” do Alqueva, um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, foi o palco escolhido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) para observar o Universo. Inserido no programa “Ciência Viva no Verão”, o CAUP desloca-se a Monsaraz e à Herdade do Esporão, para duas noites de observação do céu, a 20 e 21 de julho de 2012.

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de “Destino Turístico Starlight”. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a “Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas”, que classifica o céu noturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) ou a UNWTO.

Sendo o Alqueva um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, condição necessária para boas observações astronómicas, o CAUP organiza, em colaboração com a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira Star Party Alqueva. Esta iniciativa, inserida no programa “Ciência Viva no Verão”, disponibiliza os telescópios do CAUP ao público, para observar o Universo num dos melhores céus do mundo.

No dia 20 de Julho a observação ocorre em Monsaraz, e no dia 21 realiza-se na Herdade do Esporão. Como complemento ao programa de Sábado, a Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, com preço promocional e limitado a 100 inscrições, que inclui:

13H00: Almoço “Menu Cassiopeia”
15H00: Visita às caves e adegas
15H45: Prova de vinhos
19H30:Vista à Horta acompanhada pelo Chef
20H30: Jantar de degustação "Menu Espiga" com produtos da Horta
22H30: Tertúlia no Jardim “O céu é o nosso limite”
23H00: Observação Noturna

Entre Julho e Setembro, o CAUP organiza muitas outras atividades inseridas no programa “Ciência Viva no Verão”. A lista completa destas atividades está disponível em http://tinyurl.com/CAUP-CV2012

Mais informações

·     A Fundação Starlight (em português “luz das estrelas”) é uma iniciativa internacional para a defesa da qualidade do céu noturno, como património científico, cultural e ambiental da Humanidade.

·     Para mais informações e reservas para o programa da Herdade do Esporão, consulte www.darkskyalqueva.com.

·     Localização da Herdade do Esporão: N 38º 23' 48.86'' , W 7º 33' 2.51''

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...