segunda-feira, 9 de julho de 2012

À Conquista do Ouro na Matemática


Participação Lusa nas 53ª Olimpíadas Internacionais de Matemática 2012.

A equipa de jovens portugueses que nos representa nas 53.ª Olimpíadas Internacionais de Matemática - 2012 - (OIM), já se encontra  no Rio da Prata, Argentina, onde o evento está a decorrer (de 8 a 15 de Julho).  A equipa é liderada por Joana Teles, Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e membro da Sociedade Portuguesa de Matemática.
.
A equipa de matemáticos lusos é a mais jovem representação portuguesa de sempre neste evento, com uma média de 16,33 anos de idade.
.
Composta por 6 elementos, a equipa inclui Miguel Martins dos Santos (Escola Secundária de Alcanena) e Luís Pedro Lopes Duarte (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcains), do 11.º ano de escolaridade e que na edição do ano passado das OIM foram galardoados com uma medalha de ouro e uma menção honrosa, respectivamente. 


Miguel Santos - Medalha de Ouro nas OIM em 2011.
.
Os restantes participantes são: Francisco Tuna de Andrade (9.º ano - Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), João Nuno Pereira Lourenço (12.º ano - Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto), Miguel Moreira (10.º ano - Grande Colégio Universal, Porto) e Nuno Miguel Arala Santos (9.º ano - Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Porto). A equipa lusa é ainda composta por Filipe Valeriano, também da Universidade de Coimbra..
António Piedade

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...