terça-feira, 10 de julho de 2012

“Café com Ciência” com sabor a Guerra dos Sexos

Informação chegada ao De Rerum Natura.

No dia 11 de julho, às 21h30, na Cafetaria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

O Museu da Ciência da UC e o Centro de Neurociências e Biologia Celular organizam um encontro informal em que serão discutidas questões de género, sob diferentes pontos de vista. Para lançar o debate, são convidados Emília Duarte, Mário Montenegro, João Luís Nunes e Paulo Gama Mota.

A contribuição da neurocientista Emília Duarte envolve essencialmente as diferenças a nível biológico neurológico entre homens e mulheres, enquanto que Mário Montenegro, ator e encenador, partilha quanto a ele uma perspetiva artística e literária sobre as questões de género, nomeadamente no que diz respeito ao retrato destas em obras dramáticas. Paulo Gama Mota, biólogo do comportamento, apresenta ideias respeitantes à biologia do comportamento associada a questões sexuais e de género. João Luís Nunes, matemático, é o autor de um estudo sobre as mulheres matemáticas na Universidade de Coimbra nos séculos XIX e XX. A sua participação pretende incluir na discussão as questões de género no meio académico.

O “Café com Ciência” é uma iniciativa que pretende estimular a discussão informal de temas científicos, com convidados que desenvolvem trabalho artístico ou científico em domínios que se relacionam com os temas das sessões. Tem uma duração aproximada de hora e meia e visa aproximar a comunicação o mais possível daquilo que seria uma típica conversa de café.

1 comentário:

Francisco Domingues disse...

Em Lisboa, não poderia participar. Mas o assunto, claro que me interessa, até porque escrevi o livro "Um Mundo Liderado por Mulheres", onde tento partir das características psicológicas da Mulher para defender a tese de que um mundo por elas liderado seria bem melhor do que o actual. Pergunto: não poderia aparecer, aqui no blog, um resumo do que foi dito em tão douto colóquio?
Pessoalmente, agradecia. (Aviso para fr.dom@netcabo.pt)

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...