terça-feira, 10 de julho de 2012

Inside Arguments

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Acaba de ser publicado em Inglaterra, por Cambridge Scholars Publishing, um livro com o título Inside Arguments: Logic and the Study of Argumentation, que reúne um conjunto de 18 ensaios sobre lógica e teoria da argumentação escritos por alguns dos mais reputados especialistas, a nível internacional, nessas matérias.
Esses ensaios baseiam-se em comunicações apresentadas pelos respectivos autores num colóquio internacional realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 24, 25 e 26 de Março de 2011, e organizado pelo grupo de investigação "Teaching Logic & Argumentation" (Unidade de I&D, LIF-FCT).

Há vários anos que este grupo tem vindo a pôr a argumentação na agenda filosófica nacional e internacional, impulsionando decisivamente, pelo menos entre nós, os estudos a esse respeito. Destaca-se, em particular, a organização de um outro grande colóquio internacional, no ano de 2008, com o título "Rhetoric and Argumentation in the Beginning of the XXIst Century", cujas actas foram publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Foi a primeira grande iniciativa pública nas últimas décadas, em Portugal, sobre retórica e argumentação.

A argumentação é um domínio interdisciplinar que é absolutamente essencial para a formação do espírito crítico necessário ao exercício da cidadania. Mas não só. De certa maneira, como se explica introdução ao livro em apreço, compete-lhe hoje em dia, no âmbito do que é comum chamar-se "pós-modernidade", o papel que, no passado, pertenceu à filosofia como matriz fundadora dos restantes saberes. Em todo o caso, é um domínio científico que, não menos do que qualquer outro, pode ser estudado por ele mesmo. As suas aplicações, actualmente, estendem-se a áreas tão diversas como a computação, a comunicação, ou o direito.

Poderá o leitor consultar o índice da obra aqui.

Referência completa:
- Henrique Jales Ribeiro (Ed.) (2012). Inside Arguments: Logic and the Study of Argumentation (420 pp.). Newcastle upon Tyne (UK): Cambridge Scholars Publishing.

1 comentário:

Carlos Pires disse...

Não é preciso falar de "pós-modernidade" para explicar a importância da argumentação, mas parece ser uma obra útil e interessante.

Parece haver um erro com o link.

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

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