segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa para a Matemática Portuguesa no Pódio Olímpico

Miguel Santos volta a repetir o ouro conseguido em 2011.

O melhor resultado de sempre da matemática portuguesa em Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): Uma medalha de Ouro, uma de Prata, duas de Bronze e uma Menção Honrosa.

A mais jovem equipa de sempre de matemáticos lusos que representou Portugal nas 53ª Olimpíadas Internacionais de Matemática (decorreram na Argentina, Mar da Prata, entre 8 e 15 do corrente mês), acaba de atingir um novo recorde numa prestação de excelência, a melhor de sempre:

Miguel Santos - medalha de OURO 
Miguel Moreira - medalha de PRATA 
João Nuno Lourenço - medalha de BRONZE 
Luís Duarte - medalha de BRONZE 
Francisco Andrade - Menção Honrosa

As 53ª OIM reuniram 550 participantes provenientes de uma centena de países.



Na hora de festejar


Recorde-se a constituição da equipa portuguesa: Francisco Tuna de Andrade (9º ano - Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), João Nuno Pereira Lourenço (12º ano - Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto), Miguel Moreira (10º ano - Escola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa) e Nuno Miguel Arala Santos (9º ano - Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Porto), Miguel Martins dos Santos (11º ano - Escola Secundária de Alcanena) e Luís Pedro Lopes Duarte (11º ano - Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcains).

A equipa lusa foi seleccionada a partir de um grupo de 24 medalhados das categorias A (8º e 9º anos) e B (do 10º ao 12º ano) das XXX e das XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

A participação nas 53ª OIM foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos esteve a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.



António Piedade

6 comentários:

António Piedade disse...

A chegada da equipa ao Aeroporto da Portela está prevista para as 19 horas de amanhã, terça-feira, dia 17 de Julho, no voo TAP 1017, de Madrid.

Anónimo disse...

Desculpem mas encontra-se um erro no texto. O miguel moreira não estuda naquela escola... Naquela escola estuda outro colega nosso que também frequenta o projecto Delfos

António Piedade disse...

Já Corrigi. As minhas desculpas aos afectados pela erro.

Eduardo Marques de Sá disse...

Como matemático e professor é uma enorme satisfação registar este resultado fantástico conseguido pela nossa jovem equipa. Registar também a forma sustentada como, desde há vários anos, os resultados se vêm acumulando. De facto, o Projecto Delfos (que faz a preparação olímpica das nossas equipas) foi fundado em Dezembro de 2001, sendo agradável estabelecer a correlação entre o trabalho délfico e a melhoria da prestação olímpica dos nossos jovens, ano após ano.

Uma correcção: a Joana Teles tem a seu cargo, na SPM, o pelouro dos assuntos olímpicos, mas não pertence ao Projecto Delfos. O "núcleo duro" do Projecto é constituído por 6 professores, que lideram colegialmente; são eles, por ordem alfabética: Alexander Kovacec, Alfredo Costa, Amílcar Branquinho, António Salgueiro, o signatário e Jorge Neves.

António Piedade disse...

Caro Eduardo Marques de Sá. Obrigado pela indicação do erro (que já eliminei) e informação complementar. A vontade de espalhar esta notícia tão positiva e agradável, muito mais interessante do que outras que inundam a "blogosfera" e os meios de comunicação social (há excepções, para confirmar a tendência) logo que dela tive conhecimento, fez com que alguns erros fossem colados a ela. Agradeço por isso as correcções.
Cumprimentos.

Joaquim Manuel Ildefonso Dias disse...

Professor Eduardo Marques de Sá;

Eu gostaria de deixar aqui uma pergunta: se porventura, algum destes alunos têm como elemento de estudo os Compêndios de Matemática do Professor José Sebastião e Silva?

Se não, permita-me que deixe esta recomendação a estes jovens, - Procurem esses textos do Professor Sebastião e Silva, eles são os melhores textos em língua portuguesa para o ensino da Matemática.

Obrigado

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...