sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pode ser o seu mundo

Em conversa tida hoje sobre o texto Pari Passu, onde se apresenta a proposta de um programa de aprendizagem Clássica como forma de superar o afastamento desta área do currículo público, lembrei-me duma frase de Laurent Lafforgue, que sintetiza muito do que é (ou era) o seu pensamento pedagógico.
"Uma criança que passe por este processo vê o seu universo enriquecer consideravelmente, quando ao fim de meses ou mesmo anos, o seu espírito acorda e começa a perceber que o mundo da Literatura, das Ciências, do Latim, do Grego, da História, das Artes ou da Música pode ser o seu mundo."
Este brilhante matemático francês, não conseguiu fazer valer a sua ideia tão simples e, julgo, tão consensual.

3 comentários:

Jorge Teixeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Helena Damião disse...

Peço imensa desculpa ao leitor Jorge Teixeira, mas, por engano, eliminei o comentário que aqui deixou. Poderia, por favor voltar a escrevê-lo?
Muito obrigada.
Maria Helena Damião

Anónimo disse...

Todos somos poucos nesta luta pela defesa das Humanidades e das línguas clássicas, neste mundo onde domina a tecnocracia e a economia ( e não querem sequer saber onde todos esses vocábulos têm a sua origem...). Quando os poderes instituídos se aperceberem dos erros cometidos já não haverá quem saiba explicar-lhes a palavra dos grandes filósofos e escritores da antiguidade. Talvez, então, recorram à importação de estrangeiros... Isaltina Martins

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...