quarta-feira, 18 de julho de 2012

ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO



Informação chegada ao De Rerum Natura:

COLÓQUIO INTERNACIONAL ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO
UNIVERSIDADE DO ALGARVE

CALL FOR PAPERS

O Centro de Literaturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e o Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CBME) organizam o Colóquio Internacional Artes e Ciências em diálogo, a ter lugar na Universidade do Algarve, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2013.

Pretende-se promover um debate frutuoso entre as diferentes áreas das ciências (exatas, naturais, humanas, médicas…) e as diferentes áreas artísticas (literatura, música, artes visuais…) sobre não apenas aquilo que as distingue ou distancia, mas também sobre aquilo que podem ter em comum ou que as pode aproximar.

Tais abordagens poderão ser realizadas quer numa perspetiva histórica (história das ciências; história das artes), quer numa perspetiva centrada na atualidade e nos mais recentes desenvolvimentos evidenciados nos dois campos.

Qual o lugar da intuição, do inconsciente, da criatividade, da persuasão/ argumentação/ figura retórica ou da emoção e do belo nas ciências puras e/ou mesmo nas tecnológicas? Qual o lugar do rigor, da objetividade, do método, da experiência ou da realidade empírica nas diferentes expressões artísticas? Qual o papel das ciências humanas neste contexto das relações entre a arte e a ciência? Que diferenças e/ou semelhanças poderão existir entre a descoberta / formação da teoria científica e a criação estética / artística? Que diferenças se podem estabelecer entre o desenvolvimento científico e a temporalidade artística? Que imagens têm as comunidades acerca do mundo científico e do mundo da arte? Que contributos podem trazer a divulgação científica e a divulgação artística para o entendimento quer das especificidades de cada campo, quer dos pontos de contato e de partilha? No plano da educação, será importante o estabelecimento de pontes entre o ensino das ciências e o ensino das artes? Eis aqui apenas algumas questões em busca de respostas possíveis e geradoras seja de dinâmicas de estudo e aprofundamento científico e artístico, seja de dinâmicas de atratividade, relativamente aos novos públicos e aos futuros agentes dos campos científico e artístico. Outras dimensões pertinentes decerto surgirão nas propostas dos oradores.

A arquitetura, a ilustração científica, a fotografia, a arte fantástica e de ficção científica, as novas tecnologias ao serviço das ciências e das artes são alguns exemplos incontornáveis das possíveis relações de proximidade entre arte e ciência que contamos poder abordar neste Colóquio Internacional.

A Organização conta incluir no programa deste Colóquio uma Exposição de Fotografia Científica, precedida de um concurso de apuramento.

Línguas de trabalho: Português, Espanhol, Francês, Inglês.

Os interessados em participar neste Colóquio deverão enviar as suas propostas de comunicação (Título + Resumo + CV) impreterivelmente até à data limite (04 de outubro de 2012) e de acordo com as instruções da Organização (ver abaixo). As propostas serão anonimamente objeto de escrutínio pela Comissão Científica do Colóquio, sendo posteriormente comunicada a decisão final de aceitação ou de não aceitação aos respetivos proponentes. A Organização espera receber propostas, distribuídas em número equilibrado/proporcional, por parte de investigadores, docentes, especialistas da área das diferentes ciências (formais, teoréticas, históricas) e da área das diferentes artes (do audiovisual, da música, da literatura, da arquitetura, da representação, etc.).

Enviar propostas de comunicação para: arteciencia@ualg.pt
1) Título + Nome do proponente + Instituição a que pertence;
2) Resumo entre 300 e 350 palavras;
3) Curriculum Vitae abreviado (até 30 linhas)

Duração prevista para a apresentação das comunicações: 15 minutos.

Inscrição:
Participantes com comunicação (até 15 de novembro de 2012): 100 Euros
Participantes com comunicação (até 15 de dezembro de 2012): 140 Euros
Participantes sem comunicação (até 15 de dezembro de 2012): 150 Euros
Estudantes de Licenciaturas, Mestrados / Pós-Graduações e Doutoramentos da Universidade do Algarve: isentos
Membros dos Centros de Investigação organizadores do Colóquio: isentos.

A Organização prevê a publicação das respetivas Atas do Colóquio com as comunicações que vierem a ser aprovadas pela Comissão Científica.

Coordenação Geral:
João Carlos Carvalho (CLEPUL – UAlg)

Comissão Científica:
Ana Alexandra Carvalho (CLEPUL - UAlg)
Annabela Rita (CLEPUL - FLL)
António Branco (CIAC - UAlg)
António Faustino Carvalho (UAlg)
Bruno Silva (CIAC – UAlg)
Carlos Fiolhais (UC)
Célio da Conceição (UAlg)
Darlinda Moreira (UA)
João Carvalho (CLEPUL - UAlg)
José Bidarra (CIAC - UA)
José Eduardo Franco (CLEPUL - FLL)
Maria de Lurdes Cabral (UAlg)
Mirian Tavares (CIAC - UAlg)
Palmira Fontes da Costa (FCT – UNL)
Paulo Martel (CBME – UAlg)
Pedro Cabral Santos (CIAC – UAlg)
Pedro Ferré (UAlg)
Renata Araújo (UAlg)
Teresa Levy (FCUL)

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...