terça-feira, 24 de julho de 2012

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS Nº 1 EM FRANÇA


Press release recebido da editora Gradiva:

Seguramente, a primeira vez que um autor português chega a nº 1 do Top FNAC de vendas em França.

La formule de Dieu, a edição francesa de A Fórmula de Deus, de José Rodrigues dos Santos, chegou esta semana ao primeiro lugar do Top FNAC de vendas em França.

O Top FNAC França pode ser consultado aqui

La formule de Dieu foi lançado há três semanas em França pela HC Editions, de Paris, e tornou-se um sucesso imediato, entrando directamente para o Top de vendas da revista Livres Hebdo. O livro está a ter um acolhimento entusiástico por parte do público e da crítica, com o jornal Metro (2 milhões de exemplares) a dizer que La formule de Dieu "é o grande sucesso deste Verão", o "20 Minutes" (4 milhões de exemplares) a afirmar em primeira página que "o novo Dan Brown é de Portugal" e o Dauphine Libere a anunciar em título que o romance é uma "obra-prima". Outras referências abonatórias foram feitas pelo programa de literatura da rádio pública francesa e pelo semanário Le Point.

A HC Editions comunicou que são constantes os pedidos de livreiros de toda a França a pedir reposições de stocks de La formule de Dieu, estando a editora francesa a proceder a sucessivas reedições do romance português.

A Fórmula de Deus, lançado originalmente pela Gradiva, foi o livro mais vendido em Portugal no ano de 2006, tendo sido este ano nomeado para o Prémio Literário IMPAC Dublin. O tema deste romance filosófico, que envolve um manuscrito perdido de Albert Einstein, é a prova científica da existência de Deus.

Segundo Carlos Fiolhais, físico, autor das obras Física Divertida e da recente Darwin aos Tiros e outras histórias de Ciência (com David Marçal) e revisor científico do romance A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos: “Não é fácil ser fácil. Mas José Rodrigues dos Santos consegue tornar de apreensão fácil alguns dos maiores mistérios, ao mesmo tempo que permanece fiel aos físicos que consultou. Na escrita dele, o Big Bang, que estava lá tão longe, fica ao nosso alcance."

2 comentários:

Anónimo disse...

Devem estar a brincar! A que ponto chegou a cultura a Europa entre os próprios intelectuais, se se confunde boa literatura com uso oportunista de ideias científicas em narrativas banais ao nível do grau zero da inventiva literária! E não digo mais.

Luís disse...

"O tema deste romance filosófico, que envolve um manuscrito perdido de Albert Einstein, é a prova científica da existência de Deus."

Basta esta frase para se perceber que o livro só promete ser mau. Confundir Filosofia com prova científica, e falar da prova científica da existência de Deus, só está mesmo ao alcance de quem não sabe nada do que está a falar. Aliás, ser-se comparado, enquanto escritor, a Dan Brown só num mundo miserável pode ser considerado um elogio. Mas é amigo do Fiolhais e é apenas isso que importa.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...