sexta-feira, 26 de março de 2010
EINSTEIN E A BANDA DESENHADA 3
Existem em português alguns bons livros de banda desenhada da autoria do astrofísico francês Jean Pierre Petit ("As Aventuras de Anselmo Curioso", uma série da D. Quixote) que procuram explicar a teoria da relatividade de Einstein. Por vontade do autor e no quadro da iniciativa "Saber sem Fronteiras" pode-se fazer a descarga gratuita deesses livros (aqui):
- J. P. Petit, "Einstein e a Teoria da Relatividade", D. Quixote, Lisboa (1982), tradução de I. St. Aubyn, revisão técnica de A. St. Aubyn; original francês, "Les Aventures d´Anselme Lanturlu-Tout est relativ", E. Belin 1980; 69 pp.
A série de banda desenhada, na qual este livro se integra mostra como a banda desenhada pode ser educativa e servir mesmo de suporte pedagógico para o ensino da física. Humor e pedagogia são afinal bem compatíveis, pelo menos para este astrofísico francês. No entanto, desiludam-se aqueles que, aliciados pelos «bonecos», julgam que a compreensão das ideias expostas é sempre fácil. A revisão científica foi efectuada por A. St. Aubyn, professor de matemática no I.S.A, Lisboa, o mesmo acontecendo nos volumes seguintes.
- J. P. Petit, "Einstein e o Buraco Negro", D. Quixote, Lisboa (1982), tradução de I. St. Aubyn; original francês, "Les Aventures d´Anselme Lanturlu-Le Trout Noir", E. Belin, 1980; 69 pp.
Outro volume publicado entre nós da série do Anselmo, concebida para ensinar ciência a leitores sem grande formação científica. O personagem Anselmo embrenha-se aqui nas singularidades que surgem na relatividade geral, servindo-se de algumas noções geométricas relevantes, como a de curvatura do espaço.
- J. P. Petit, "Os Mistérios da Geometria", D. Quixote, Lisboa (1982), tradução de L. Pignatelli; original francês, "Les Aventures d´Anselme Lanturlu-Le Geometricon, E. Belin, 1980; 69 pp.
O título pode induzir em erro, pois mais do que fazer uma introdução à geometria convencional, o autor fala do conteúdo físico das geometrias, nomeadamente das geometrias não euclidianas, de grande importância para a teoria da relatividade geral. Essa conexão é revelada pelo último «cartoon», onde aparece Einstein.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário