quarta-feira, 17 de março de 2010

CRIANÇAS PRODUZEM ENERGIA COM FRUTA


Informação recebida do Museu da Ciência de Coimbra:

Dia 21 de Março às 11 horas, no Museu da Ciência da UC

CRIANÇAS PRODUZEM ENERGIA COM FRUTA

A próxima sessão de "Ciência em Família" junta pequenos e adultos numa manhã de actividades dedicada às mais variadas formas de energia. Requisito único: tomar previamente um pequeno almoço reforçado.

Está por todo o lado no nosso dia-a-dia, mas será que sabemos realmente o que ela é e de onde vem? A energia dá o mote à próxima sessão de "Ciência em Família", que terá lugar no dia 21 de Março, a partir das 11 horas, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Em mais uma manhã dedicada à exploração de temas científicos, as crianças e as suas famílias poderão descobrir tudo sobre as várias formas de energia e o modo como elas se transformam umas nas outras, com a ajuda de jogos, de construções feitas com materiais que usamos todos os dias e até dos mais insuspeitos alimentos.

"Através de alguns jogos de tabuleiro e de cartas, serão abordados e relacionados de uma forma lúdica os conceitos e objectos ligados da temática energética. Será uma oportunidade de os mais pequenos ganharem aos seus pais o desafio energético", avança António Piedade, comunicador de Ciência (Take The Wind) e protagonista da próxima sessão de "Ciência em Família".

"Utilizando materiais do dia-a-dia (garrafas de plástico, palhinhas, balões, copos de iogurte, elásticos, caixas de margarina, etc.) iremos perceber como surge o vento e as ondas do mar, como é que o sol pode ser usado para aquecer água e cozinhar alimentos, e como o mesmo sol é usado para produzir energia eléctrica. O objectivo será também o de entender a noção de fonte de energia renovável em contraste com aquelas que não são renováveis"
, explica.

Balões, frutas e até uma bicicleta são os outros ingredientes de uma manhã recheada de ciência divertida. "Iremos produzir energia eléctrica a partir da interacção entre frutos (maça, laranja, limão), batatas, tomates, cebolas e lâminas de zinco, cobre, ferro e chumbo, e verificar medir com o multímetro qual a combinação mais potente! Utilizaremos a melhor solução para tentar alimentar um pequeno relógio digital ou acender alguns LED de baixa potência", revela António Piedade. Os mais pequenos irão ainda ter a oportunidade de pedalar para acender lâmpadas e para fazer funcionar um motor. "Por isso aconselha-se que neste dia todos tenham tomado um bom pequeno-almoço", brinca o comunicador.

De resto, a sessão pretende também sensibilizar os mais novos para a questão da poupança energética. "As crianças mais pequenas têm uma habilidade natural em observar, explorar e experimentar o mundo que as rodeia. Os conceitos, comportamentos e preocupações adquiridas por esta actividade de descoberta moldarão a forma como se irão relacionar com o mundo ao longo da sua vida", frisa António Piedade, para quem a solução do problema energético "passa muito" pelo contacto dos mais pequenos com as fontes de energia. "E o que precisam é que lhes respondam aos seus porquês, que não as deixem sem resposta. E para terem porquês tem de ter contacto com a natureza da energia. Quando há uma resposta, e essa resposta faz alguma espécie de sentido para elas, tornam-se adeptas", sustenta.

A participação no ciclo Ciência em Família custa três euros por pessoa e requer marcação prévia junto do Museu da Ciência (presencialmente ou através do número de telefone 239 85 43 50). Para mais informações, os interessados poderão consultar o site da instituição (www.museudaciencia.org).

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...