sábado, 27 de março de 2010
Ciência é Cultura
Informação recebida da editora Politema:
S e s s ã o d e L a n ç a m e n t o de Livro
14 de Abril de 2010 18 h
Palacete dos Viscondes de Balsemão -- Auditório
Praça Carlos Alberto, 71 -- Porto
Resumo de apresentação
O objecto deste livro é um tracinho: o acento que transforma ‘Ciência e Cultura’ em ‘Ciência é Cultura’. Ciência e Tecnologia são Cultura. Todos o sabemos; mas todos demasiado o esquecemos. Ouso relembrá-lo porque sinto um pulsar social e pessoal queme reclama urgência. Como português, europeu, cidadão do mundo, professor, investigador. Por motivos teóricos e práticos, explicativos e interventivos, políticos e de cidadania, humanistas e de desenvolvimento. Sinto a premência de aprofundar o que une e distingue Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente, Artes, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Tecnologias e outros empreendimentos humanos que empreendem a Cultura.
Não é muita a minha luz, e por isso a foco. Ilumino a necessidade e a utilidade de aceitar, entender, ensinar, praticar, promover, que a C&T é uma vertente da Cultura humana, de uma Cultura una, uma. Que a focagem seja imperfeita q.b. para não escurecer que, se Cultura há só uma no sentido por onde nestas Notas vou, Culturas há mais que mil nos sentidos por onde todos por aí vamos.
Não sou enciclopédico, não trato tudo, de problemas muitos toco poucos, de questões sem fim retoco umas a termo incerto, de inumeráveis abordagens enumero uma mão delas. Na primeira pessoa estão presentes as minhas lentes, visões, saberes, limites, perplexidades, opções; em páginas feitas de fibras e fios e tecidos culturais onde se entretecem Ciência, Tecnologia, História, Epistemologia, Psicologia, Ensino, Aprendizagem, Artes, Retórica, Argumentação, Criatividade, Ideologia, Política, Ética e o que mais o Leitor construir apesar do que escrevo.
António Alberto Silva
António Alberto Silva nasceu no Porto em 1950. É Engenheiro Electrotécnico, Mestre em Física e Doutor em Didáctica. É Professor na Escola Superior de Educação do I. P. Porto, na área de Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente.
Hugo Monteiro, autor do POSFÁCIO, nasceu no Porto em 1975. É Licenciado e Doutor em Filosofia. É Equiparado a Professor na Escola Superior de Educação do IP do Porto.
Palestrante Convidado
Pedro Bacelar de Vasconcelos, Professor na Escola de Direito da Universidade do Minho e prestigiada figura profissional e pública.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário