sábado, 27 de março de 2010

Ciência é Cultura


Informação recebida da editora Politema:

S e s s ã o d e L a n ç a m e n t o de Livro
14 de Abril de 2010 18 h
Palacete dos Viscondes de Balsemão -- Auditório
Praça Carlos Alberto, 71 -- Porto

Resumo de apresentação
O objecto deste livro é um tracinho: o acento que transforma ‘Ciência e Cultura’ em ‘Ciência é Cultura’. Ciência e Tecnologia são Cultura. Todos o sabemos; mas todos demasiado o esquecemos. Ouso relembrá-lo porque sinto um pulsar social e pessoal queme reclama urgência. Como português, europeu, cidadão do mundo, professor, investigador. Por motivos teóricos e práticos, explicativos e interventivos, políticos e de cidadania, humanistas e de desenvolvimento. Sinto a premência de aprofundar o que une e distingue Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente, Artes, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Tecnologias e outros empreendimentos humanos que empreendem a Cultura.

Não é muita a minha luz, e por isso a foco. Ilumino a necessidade e a utilidade de aceitar, entender, ensinar, praticar, promover, que a C&T é uma vertente da Cultura humana, de uma Cultura una, uma. Que a focagem seja imperfeita q.b. para não escurecer que, se Cultura há só uma no sentido por onde nestas Notas vou, Culturas há mais que mil nos sentidos por onde todos por aí vamos.

Não sou enciclopédico, não trato tudo, de problemas muitos toco poucos, de questões sem fim retoco umas a termo incerto, de inumeráveis abordagens enumero uma mão delas. Na primeira pessoa estão presentes as minhas lentes, visões, saberes, limites, perplexidades, opções; em páginas feitas de fibras e fios e tecidos culturais onde se entretecem Ciência, Tecnologia, História, Epistemologia, Psicologia, Ensino, Aprendizagem, Artes, Retórica, Argumentação, Criatividade, Ideologia, Política, Ética e o que mais o Leitor construir apesar do que escrevo.

António Alberto Silva

António Alberto Silva nasceu no Porto em 1950. É Engenheiro Electrotécnico, Mestre em Física e Doutor em Didáctica. É Professor na Escola Superior de Educação do I. P. Porto, na área de Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente.

Hugo Monteiro, autor do POSFÁCIO, nasceu no Porto em 1975. É Licenciado e Doutor em Filosofia. É Equiparado a Professor na Escola Superior de Educação do IP do Porto.

Palestrante Convidado

Pedro Bacelar de Vasconcelos, Professor na Escola de Direito da Universidade do Minho e prestigiada figura profissional e pública.

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...