terça-feira, 23 de março de 2010

Parménides e Zenão de Eleia

A associação A Origem da Comédia dedica a quarta sessão das Tertúlias Pré-Socráticas a Parménides e Zenão de Eleia. Será no dia 24 de Março, quarta-feira, às 18.00 horas, no Teatro Académico Gil Vicente, após a qual haverá um breve intervalo para as férias universitárias.

Será convidado António Martins, da Universidade de Coimbra.

Parménides, da cidade de Eleia na Magna Grécia (Itália), deixou-nos um corpus imponente de fragmentos onde parece ser advogada a ideia da realidade como inalterável, atemporal, permanente, em tudo contrária aos nossos sentidos. Zenão, o seu discípulo, formulou paradoxos para comprovar a teoria do mestre, como o famoso de Aquiles e da tartaruga, onde o veloz herói é incapaz de ganhar uma corrida à sua adversária. Absolutamente contra-intuitiva é esta filosofia, mas curiosamente parece que o desenvolvimento da ciência moderna tem forçado um regresso, ou pelo menos a uma combate com estas propostas, e um confronto com ideia parmenideia da inalterabilidade do universo.

Querendo, poderá o leitor consultar bibliografia sobre Paraménides e Zenão aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que grandes e imparáveis... cómicos! JCN

Aldrin Iglesias disse...

Ó dor ! Queria assistir isso.
Parménides e seu discípulo Zenão de Eléia são pensadores geniais e, como todos os Pré-Socráticos, pais do pensamento ocidental.

Bryan Magee conta que certa vez Karl Popper estava discutindo com Albert Einstein, e como o segundo insistia em um universo muito estático; Popper chamou Einstein de "Parménides".
Ciência moderna concordando com um pré-socrático!

Dos argumentos de Zenão, parece que o principal é o do "Estádio" (muito complicado e eu não o compreendi ainda) e o meu favorito é o da flecha que mesmo sendo lançada e atingindo o alvo, continua parada no tempo.

Abraços
Aldrin Iglésias
Brasil

Anónimo disse...

Imparáveis! JCN

Anónimo disse...

Onde eles já vão... galgando o oceano! JCN

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...