sábado, 20 de março de 2010

Falemos da investigação que não usamos

Foi ontem a debate na Assembleia da República a questão dos comportamentos desajustados que crianças e jovens evidenciam no recinto escolar e em sala de aula. Todos os partidos, da esquerda à direita, reconheceram que esses comportamentos:
(1) existem;
(2) perturbam as aprendizagens académicas;
(3) têm consequências lesivas ao nível físico, psicológico e social, tanto dos alunos como dos professores e outros educadores
(4) que alguma coisa precisa de ser feita e rapidamente.

São passos importantes, pois apesar dos muitos estudos que têm incidido na indisciplina e na violência permitirem caracterizar os três primeiros e avançar estratégias concernentes ao quarto, a verdade é que a informação científica de qualidade têm sido negligenciada pela tutela.

Efectivamente, as medidas avançadas pelo Ministério da Educação, com um acentuado carácter burocrático, distanciam-se das de carácter pedagógico, que se entendem como desejáveis.

Como a especialista em educação, Ana Maria Morais referiu há uns anos: "Esta educação que temos, não é educação. Falemos antes da educação que não temos... e da investigação que não usamos."

4 comentários:

Anónimo disse...

Pôs o dedo na ferida:
a escola tem por missão
corrigir a educação
da própria casa trazida.

JCN

Anónimo disse...

Deve a escola ser capaz
de a educação conferir
que de casa não se traz
ou que importa corrigir.

JCN

Rui Diniz Monteiro disse...

Sabe, a questão é tão complexa ou tão simples quanto quisermos.
Nesta matéria, eu considero que se deve começar pelo simples e óbvio:

1º - Muitos miúdos comportam-se mal apenas porque... PODEM FAZÊ-LO! Sem consequências de maior. (Nota: se não pudessem, ainda aconteceria mas seriam poucos)

2º - Devido ao 1º ponto, os bem comportados ficam sem defesa, nem protecção, face aos mal comportados.

Repito: começar por aqui.

José Batista da Ascenção disse...

Com o actual estatuto do aluno (cujos autores deviam ser responsabilizados, e punidos, pelo menos em termos de currículo profissional...), e não só, tudo o que as escolas e, em particular, os professores possam fazer não chega sequer para aquilo a que o povo chama "encanar a perna à rã"
E todos sabem disto. E (quase) todos ignoram o que se passa às escancaras, nos corredores, nos recreios e mesmo nas imediações das escolas.
Mas, o politicamente correcto (ia a dizer eduquês, conceito que é, neste contexto, muito curto)impede que se faça alguma coisa. E quando se fizer, se for como nas últimas três décadas, é para deixar tudo pior ainda.
Enfim, acreditemos que não há mal que sempre dure. E as escolas particulares sempre vão assegurando (melhor) o seu negócio. E ainda bem, pois os mais talentosos, cujos progenitores podem pagar, apesar de serem cada vez menos, sempre vão poder aprender.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...