sábado, 20 de março de 2010

O CÉREBRO DE VESALIUS


Prancha 606 do livro abreviadamente conhecido por "Fabrica" (1543) do belga Andreas Vesalius.

5 comentários:

Anónimo disse...

Suponho que a data seja 1543 e não 1943.

joão boaventura disse...

Em honra aos trabalhos de Andreas Vesalius a “International Society for the History of Medicine” publica a revista Vesalius – Acta Internationalia Historiae Medicinae.

joão boaventura disse...

Existe na Biblioteca Nacional uma monografia subsidiada pelo Instituto para a Alta Cultrura do Dr. Hernâni Monteiro, da Faculdade de Medicina do Porto e da Academia das Ciências de Lisboa,com o título «Comentários às estampas do Tratado de André Vesálio ‘De Humani Corporis Fabrica’ (Basileia, 1543)», com a cota SA 37432 V, com a data de 1942.

O mesmo exemplar pode ser consultado na Biblioteca da Universidade de Coimbra, com a cota V. 22 (1943),

e na da Universidade do Porto, com a referência 6/I/26 v

Como mera curiosidade, as estampas publicadas na obra de Vesalius podem ser adquiridas estampadas em diversos tipos de roupa (camisolas, gravatas, etc. neste sítio. Mesmo que não adquiram podem ao menos visioná-las.

joão boaventura disse...

A obra de André Vésale está digitalizada na University of Strasbourg.

As restantes obras do autor, ou sobre o autor encontram-se, a quem interessar, na Bibliothèque Interuniversitaire de Médecine et d'Odontologie, internacionalmente conhecida pela designaçãobium.

Para apreciar os 100 frontispícios de livros de Medicina, do séc. XVI até princípios do séc. XIX, numa exposição virtual, nela encontrará e apreciará extraordinárias e invulgares obras de arte. .

joão boaventura disse...

A Universidade de Campinas (Brasil) publicou a primeira edição em português do "De Humani Corporis Fabrica", de Andreas Vesalius, em 2003.

Ignoro se a edição se terá esgotado. De qualquer forma quem estiver interessado na obra e, simultaneamente, ficar a conhecer um resumo da vida daquele que foi considerado o pai da anatomia, poderá investigar neste sítio.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...