terça-feira, 7 de outubro de 2008

ALGUMA NÃO-FICÇÃO RECENTE

E também há livros recentes de não-ficção. Eis seis que ando a ler, escolhidos segundo um critério pessoal entre vários outros possíveis:

- Alexandre Castro Caldas, "Viagem ao Cérebro e a algumas das suas competências", Universidade Católica Editora, 2008.

O conhecido médico e neurocientista português faz, neste pequeno livrinho (que custa menos de sete euros), uma introdução acessível à biologia do cérebro humano.

- Thomas Cathcart e Daniel Klein, "Platão e um Ornitorrinco entram num bar...", Dom Quixote, 2008.

Um pequeno livro de capas duras sobre que mistura filosofia com humor da autoria de dois norte-americanos formados em filosofia por Harvard. O tom do livro é dado na primeira página, onde os autores transcrevem um a frase de Groucho Marx: "Estes são os meus princípios; se não gostarem deles, tenho outros".

- Timothy Gowers, "Matemática. Uma breve introdução", Gradiva, 2008.

Um pequeno livro que explica o que é a matemática da autoria de um professor da Universidade de Cambridge que recebeu o mais alto galardão desta disciplina, a medalha Fields, atribuída só a matemáticos com menos de 40 anos.

- Fernando Savater, "A Vida Eterna", Dom Quixote", 2008.

O filósofo espanhol (ou melhor basco) nesta sua nova obra da sua longa bibliografia, aborda aqui as questões da religião. O subtítulo informa: "Um convite lúcido a reflectir sem medo sobre a religião, a razão, a morte e a vida eterna". A capa é muito bonita!

- António Sérgio, "Ensaios sobre Educação", Imprensa Nacional, 2008.

Do grande pensador português do século XX, esta é uma antologia de textos essenciais da história da educação entre nós. Destaco "O problema da cultura e o isolamento dos povos peninsulares", de 1914. Prefácio do estudioso da educação Manuel Ferreira Patrício.

- "Weltliteratur. Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburg, o Mundo!", Fundação C. Gulbenkian, 2008.

Catálogo da magnífica exposição sobre literatura, comissariada por António Feijó, que está patente na galeria de exposições temporárias da Fundação Gulbenkian, em Lisboa. O leitor fará muito bem em ir ver e fará ainda melhor se trouxer para casa a exposição na forma deste rico catálogo.

1 comentário:

JSA disse...

Só uma curiosidade. Apesar de a frase «Estes são os meus princípios; se não gostarem deles, tenho outros» ter sido realmente dita por Groucho Marx, foi-o no filme Duck Soup (1933) de Leo McCarey. Como o filme não foi escrito pelos irmãos Marx, fica a dúvida se a frase é dos argumentistas ou se é do próprio Groucho Marx que a improvisou no momento.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...