quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"THERE'S PROBABLY NO GOD"


A British Humanist Association, com a ajuda principal do biólogo Richard Dawkins, vai iniciar uma campanha publicitária, com cartazes nos autocarros de Londres, em defesa da ideia de que "provavelmente não há Deus". Ver notícia aqui.

14 comentários:

alf disse...

Não haver Deus é que é motivo de preocupação para quem acredita nele. No geral, as pessoas acreditam em Deus porque isso corresponde a uma necessidade delas.

Tal como os ateus acreditam que não há o que não conhecem - também isso é uma necessidade deles.

Existir Deus é uma preocupação para um ateu, não para um crente, portanto isto será um slogam destinado aos ateus.



Qualquer ET sabe que aquilo em que os humanos acreditam ou não acreditam não tem uma base racional mas afectiva - ou seja, é determinado pelo seu inconsciente. A própria palavra «acreditar» só existe num contexto afectivo. A Razão não sabe o que isso seja.

alfredo dinis disse...

O 'probably' é que estraga tudo. É o 'probably' de Dawkins. Nunca percebi o que falta a este autor para eliminar o seu 'probably'.

Alfredo Dins

Xico disse...

Se Dawkins fosse um homem culto, o que duvido, diria que roubou a frase "now stop worrying and enjoy life" do livro do Eclesiastes da Bíblia, que recomendo!
"Nada há de melhor para o homem do que comer e beber e gozar o bem-estar, fruto do seu trabalho..."

Joao disse...

Na realidade, se pusermos todos a mao na consciencia veremos com toda a clareza de que qualquer ser intelectual e movido por uma fe. Seja ela em Deus ou outra coisa.Seja no que for sera sempre com a mesma finalidade de chegar a um lugar comum.
So nao ve quem nao quer..heeheheh

Freire de Andrade disse...

Acho que o "probably" está correcto, porque é impossível provar a inexistência de Deus, embora muitas evidências apontem nesse sentido.
Quanto à afirmação de alf de que a razão desconhece o que seja acreditar, suponho haver razões para duvidar que assim seja. A razão pode-nos levar a acreditar e pode-nos levar a duvidar.
A frase do Eclesíastes só vem confirmar o que muita gente sabe: Mesmo para muitíssimos ateus, a Bíblia tem muitas coisas certas. Não admira: é um acervo de conhecimentos, mitos e regras que passaram de geração para geração antes de serem fixados pela escrita.

Barba Rija disse...

Qualquer ET sabe que aquilo em que os humanos acreditam ou não acreditam não tem uma base racional mas afectiva

Essa é boa. Então é-me possível dizer que eu acredito que você não existe, porque não há possibilidade racional de o testar. :p Digo também que tudo o que você diz é treta, porque como é o que você acredita, não tem bases para saber se é assim ou não.

É como dizer que o universo é ininteligível. Já Aristóteles tinha descoberto que isso era treta. Parece que ainda hoje subsistem alguns Zenãos que tentam contrariar o óbvio. Na altura tinham utilidade (excelentes advogados do diabo que fizeram evoluir a lógica), hoje nem tanto.

Duarte Meira disse...

O post de D. Murcho em cima, de 23, é o melhor comentário à fantochada activista destes "empurradores do mundo".

lino disse...

Assim como aparece, a campanha é inútil e inócua. As frases deveriam figurar também em árabe.

animalrigths disse...

Os ateístas continuam a ser uma troupe de garotos pedantes, filhos-família mimados que se divertem eternamente com o facto de as empregadas lá de casa não saberem quem foi Kant. Chocar a sensibilidade do povacho - eis o prazer máximo que retiram da vida...

O Despachante disse...

Isto não será um teaser para uma campanha da Calsberg?

JER disse...

eu preferia a frase "a ideia da existência de deus é o embuste mais bem vendido da história da humanidade"; e já agora traduzida em árabe, como sugere o lino. esses ainda precisam mais do que nós - estão no grau zero do pensamento mítico.

Thales Ma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thales Ma disse...

I believe! I believe I´ll have another beer!!!

Antonio Krlos disse...

Deus provavelmente existe! É a melhor invenção do gênero masculino!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...