sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O GRAFENO NO CAFÉ SCIENTIFIQUE


Informação recebida do "Café Scientifique" de Braga (Geim e Novoselov, que realizaram trabalhos recentes sobre o grafeno, isto é, uma folha monocamada de grafite, eram fortes candidatos ao último Nobel da Física, segundo o ISI Thomson; não foi desta, mas poderá ser para a próxima):

Segunda, 13 de Outubro de 2008, 21h45, Estaleiro Cultural Velha-a-Branca

Uma visão particular da investigação em física da matéria condensada teórica: o caso do grafeno

Nuno M. R. Peres
Professor de Física

Nesta conversa ir-se-á analisar como é feita a investigação em física teórica da matéria condensada numa área internacionalmente competitiva, usando para efeito a recente linha de investigação da física do grafeno, um novo alótropo do carbono (os outros são: diamante, grafite, fulerenos e nanotubos). Naturalmente, a física deste novo material será igualmente apresentada e discutida. Iremos ver que o "método científico" que somos obrigado a decorar na escola não é a forma como realmente os profissionais da arte efectivamente funcionam. O papel da Universidade do Minho e da universidade portuguesa nesta nova área será analisado.

O Café Scientifique é um espaço de discussão informal, de entrada livre, que pretende trazer ao público geral as inovações científicas pela mão dos "experts" na área. Com base no Reino Unido, o Café Scientifique tem filiais em todos os continentes, sendo esta a primeira na Península Ibérica.

Café Scientifique Braga
"Em nome da cultura e da divulgação científica"

www.csbraga.blogspot.com
www.velha-a-branca.net
www.mesadaciencia.blogspot.com


Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...