quinta-feira, 23 de outubro de 2008

NOVOS LIVROS SOBRE ECONOMIA NA BIZÂNCIO

Informação recebida da Bizâncio:

Gregory Clark, "Um Adeus às Esmolas. Uma Breve História Económica do Mundo"

«O que causou a Revolução Industrial? Gregory Clark apresenta uma explicação fascinante e notável para este acontecimento que alterou a vida da humanidade após 100 000 anos de estagnação.»

George Akerlof, professor de Economia da Universidade da Califórnia e Prémio Nobel da Economia

Porque há zonas do mundo tão pobres e outras tão ricas? Por que razão se deu a Revolução Industrial — e o inédito crescimento económico que acarretou — na Inglaterra do século XVIII? Porque não outro lugar e outra época? Por que razão a industrialização não trouxe riqueza ao mundo inteiro? E por que razão tantas partes do mundo ficaram ainda mais pobres? Em Um Adeus às Esmolas, Gregory Clark procura responder a estas questões, avançando com uma nova, e provocadora, abordagem segundo a qual a cultura — e não a exploração, geografia ou os recursos — explica a riqueza e pobreza das nações.
______________________________________________________________

Eamon Butler, "O Melhor Livro no Mercado (Sobre o Mercado)"

Está preparado para saber a verdade sobre os mercados? Estas páginas mudarão a forma como encara o mundo…

Os mercados estão por todo o lado. Mas quantos de nós entendem como funcionam? O que significa realmente um «mercado livre». E existirão, na verdade? E deverão existir mais ou menos mercados livres? E, principalmente, porque deve tudo isto preocupar-nos? Usando uma linguagem muito acessível e exemplos da vida quotidiana, Eamonn Butler explica como os mercados que temos, e todos os que possamos vir a criar, poderão proporcionar-nos um mundo mais rico, livre e pacífico.

Se já se interrogou se são úteis as intervenções dos governos no mercado, o que faz prosperar o mercado negro ou por que razão os manuais de economia muitas vezes só dizem tolices, então está mesmo a precisar de O Melhor Livro no Mercado (Sobre o Mercado).

3 comentários:

Anónimo disse...

«George Akerlof, professor de Economia da Universidade da Califórnia e Prémio Nobel da Economia»

É dificil visto esse prémio não existir.

Joao disse...

E verdade que originalmente os premios instituidos em 1985 por Alfred Nobel (distribuidos desde 1901) nao incluem o Premio Nobel da Economia. No entanto foi instituido , em 1969, pelo banco da Suecia, para celebrar o aniversario da sua fundacao, o Premio de Banco da Suecia e Ciencias Economicas, em memoria a Alfred Nobel.
Este premio, e ele tambem, gerido pela Real Academia de Ciencias, que outorga anualmente os premios Nobel.
E certo tambem que tudo isto acabou por criar uma certa polemica, porem nao passa de um pequeno Upgrade ao protocolo.
Peco desculpa pela pontucao.

Anónimo disse...

Quem pretender informação sobre o prémio em questão deve consultar uma referência primária:

http://nobelprize.org/nomination/economics/nominators.html

O prémio foi instituido em 1968 (o primeiro entregue foi realmente em 1969 salvo erro).

Dizer que se trata de um prémio Nobel é ou ignorância (facilmente erradicada com a referência que dei) ou então pura desonestidade.

Na referência pode-se ler que:

"The Prize in Economics is not a Nobel Prize."

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...