domingo, 2 de novembro de 2008

Notícias de Saturno


Ontem a sonda Cassini começou a enviar dados de uma nova missão a Encelado, uma das luas mais interiores de Saturno. A lua de diâmetro 500 Km tem o albedo mais alto de qualquer corpo do sistema solar reflectindo quase toda a radiação incidente pelo que antes das missões da Cassini se pensava que a sua temperatura de superfície fosse por volta de -200° C. Numa destas missões, a sonda mergulhou através de uma das plumas de gelo no polo sul da pequena lua para recolher dados das partículas constituintes. De facto, uma das características mais intrigantes de Encelado é o criovulcanismo que ejecta jactos e plumas gelados que se pensa terem origem em bolsas de água líquida próximas da superficie. Apenas uma pequena parte destes jactos consegue fugir à gravidade de Encélado engrossando o anel E, um dos quatro na órbita de Saturno que não são visíveis da Terra. As restantes partículas são devolvidas a Encelado sendo as responsáveis pelo brilho do pólo sul desta lua.

A nova missão pretende fotografar o misterioso polo sul da lua e recolher dados de temperatura que ajudem a desvendar os seus segredos, nomeadamente ajudem a explicar como a pequena lua consegue disparar estes jactos de gelo no espaço e se existe de facto água líquida debaixo da superfície.

As missões anteriores, nomeadamente as de Março e Agosto deste ano, tinham fornecido dados discordantes e a missão actual pretende esclarecer se esta discrepância é intrínseca ou se os dados menos precisos de Março são também menos exactos. No entanto, ambas as missões indicam temperaturas próximas de -100 ºC o que confirma que Encelado é aquecido por um mecanismo interno, quiçá o mesmo mecanismo de marés que aquece Io, a lua de Júpiter.

Os nossos leitores interessados em saber as surpresas que Encelado reserva podem seguir a missão no blog da equipa Cassini Enceladus ou apreciar as fotos incríveis disponíveis na Big Picture.

4 comentários:

perspectiva disse...

A exploração do espaço muito ficou a dever ao criacionista alemão Werner von Braum, que esteve na base do programa Apolo nos Estados Unidos.

Na verdade, não é necessário acreditar na evolução cósmica, química e biológica para se estar profundamente empenhado na exploração do espaço.

Basta acreditar na verdade bíblica de que “os céus manifestam a glória de Deus”.

Os criacionistas apenas criticam o modo como os evolucionistas andam à procura de água em estado líquido noutros planetas, como se a simples presença de água explicasse a origem da vida.

Os criacionistas rejeitam leituras totalmente materialistas da vida, do tipo "o DNA é igual aos cubos de gelo", bem como leituras simplistas da origem da vida, do tipo "basta juntar água".


Na verdade, as observações astromómicas mais recentes têm corroborado a verdade bíblica acerca da singularidade do sistema solar e da Terra.

Curiosamente, muitos cientistas falam hoje na necessidade de se fazer uma revolução coperniciana de sentido contrário.

A revista Science et Vie de Outubro de 20008 é sintomática disso mesmo.

As observações astronómicas mostram que, para além da vida, também o espaço manifesta design inteligente.

Fernando Martins disse...

Já cá faltava o regougo do costume do Doutor das Leis...

Não me diga que também há criacionistas doutorados em Astronomia fora da restrita comunidade dos judeus ortodoxos, muçulmanos fanáticos ou das pequenas seitas cristãs como a sua e que acreditam na criação do Universo há 6 mil anos...

Tenha vergonha na cara e pare de se expor à risada pública - porque não vai a uma sessão qual de astronomia para lhe explicarem porque é ridículo pensar que o Sol tem seis mil anos?

cmendes disse...

Sobre encontrar um sistema solar semelhante ao nosso: é certamente uma questão de tempo e de melhorar a tecnologia de detecção. Lá chegaremos.
http://dn.sapo.pt/2008/04/08/ciencia/descoberto_sistema_solar_semelhante_.html
http://www.sciencedaily.com/releases/2007/11/071106133058.htm

JANELA DA MENTE disse...

O Fernando Martins não foi respeitoso nem cordial. acho q ele não leu as regras de comentários.
Quando defendemos nossas idéias, devemos deixar as paixões de lado. Senão acabamos sendo agressivos com as pessoas... Certo Fernando Martins?
Quanto aos Criacionistas que defendem seus pontos de vistas como se deles dependessem a existência de Deus, as filosofias humanas, a ciência, os dogmas são apenas amontoados de conceitos frente aos quais todo o universo e o próprio Deus são visto de maneira turva e indefinida. Somos muito limitados pra tantas pretensões.
O Senhor não quer provar nada a ninguêm, assim como as estrelas não tem a menor pretenção de dançar balé ao meio-dia no intento de serem percebidas. Elas estão lá... E Ele as chama cada uma, pelo seu nome...

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...