sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

NOS 29 ANOS DA CRIAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA (UNIVERSIDADE DE COIMBRA).



Minha mensagem de parabéns pela efeméride, lida na altura:

"Todas as vezes que se registam efemérides na Faculdade Ciências do Desporto e da Educação Física, onde exerci funções docentes, sou honrado com o convite que as respetivas direcções, tuteladas pelos  Doutores Francisco Sobral e António Figueiredo, me têm feito ao longo dos anos. Uma vez mais, teve o seu atual diretor, Doutor José Pedro Leitão Ferreira (na foto, no frontispício da faculdade)  a amizade de me convidar

Na efeméride da sua criação, que hoje se comemora, passados que são 29 anos, não posso estar presente por compressão de uma vértebra lombar, após uma queda por me ter levantado de supetão da cama. Por esse facto, solicitei que me fosse permitido fazer uma resenha das vicissitudes, lida nesta cerimónia, porque passou a protelada criação desta faculdade.

Reporto-me, para o efeito, a um meu artigo de opinião, publicado no Jornal de Coimbra, em 7 de Agosto de 1991, dirigida ao então Secretário do Estado do Ensino Superior, intitulado: “Para quando a Faculdade de Educação Física em Coimbra?”

Parcialmente, e com ligeiras alterações, transcrevo o que nele escrevi:

“Em Novembro de 89, um grupo de licenciados em Educação Física (Câmara Pestana, Luís Pires, Vitor Azinhaga, Adelino Canelo, António Portas e o signatário) preocupado com o arrastar da criação da Faculdade de Educação Física, da mais antiga Universidade Portuguesa, deu uma conferência de Imprensa, com audição nos media  de maior expansão nacional, para denunciar a situação.

Estamos em Agosto de 91, e eu não posso deixar, em meu nome pessoal, de me dirigir a Vossa Excelência, para lhe demonstrar o meu desencanto pelo facto de terem sido criados nas Escolas Superiores de Educação, vários cursos de professores do ensino básico (na variante de Educação Física). Entretanto, os jornais publicitarem um bacharelato com especialização equivalente a licenciatura em Educação Física no Instituto Superior de Humanidades Tecnologia, a aguardar homologação ministerial. Sobre a criação da Faculdade de Educação Física de Coimbra, silêncio sepulcral.

Parece-me oportuno dar conta que estas formações em Educação Física e Desporto, das Escolas Superiores de Educação foram liminarmente rejeitadas no I Congresso Nacional de Educação e Desporto, realizado na Figueira da Foz, em Novembro de 1989.

O Professor Adriano de Sousa professor da Faculdade de Farmácia de Coimbra, com inequívocas provas de estar ao lado das forças que desejam a criação desta faculdade, informou-me  ter  sido enviada  superiormente uma proposta para a sua criação, depois de aprovada por unanimidade e aclamação pelo Senado Universitário, mas que continua em banho-maria.

Anteriormente a 25 de Abril de 1974, foi nomeada uma comissão para estudar a criação desta malfadada Faculdade de Educação de Física da Universidade de Coimbra sem quaisquer resultados. A cumprir-se este desiderato, teria sido Coimbra a segunda cidade do país a possuir uma escola superior desta especialidade, já que Lisboa detinha o primado, desde a década de 40, com o INEF, hoje Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica.

A integração universitária do INEF, na Universidade Nova de Lisboa, chegou a ser anunciada, num Boletim deste instituto em vésperas de 25 de Abril.

Logo após a Revolução, nova comissão é nomeada para estudar a criação desta sebastiânica faculdade  e, mais uma vez, não passou do projeto. Depois, outra comissão é nomeada em vão, tendo ido criado o ensino universitário da Educação Física em horizontes bem distantes de terras transmontanas. A integração universitária do INEF na Universidade Nova de Lisboa, chegou a ser anunciada num Boletim do INEF em vésperas de 25 de Abril.

E porque esta rocambolesca situação aqui não tem o seu epílogo, novo grupo de trabalho é nomeado, de que faziam parte dois doutorados em Educação Física, os Professores Jorge Bento, da Universidade do Porto, e Jorge Crespo, da Universidade Técnica de Lisboa, que apresenta o plano de licenciatura em Educação Física da projetada Faculdade de Educação Física, tendo merecido a melhor anuência por parte do Reitor da Universidade de Coimbra, Professor Rui Alarcão.

Entretanto, a faculdade das margens do Mondego foi vendo passar o barco rumo à Madeira, onde foi criada uma licenciatura em Educação Física!

A Democracia tem estas virtudes, Excelência, não há perguntas tabus e, por esse facto, o mais humilde dos cidadãos tem o direito de pedir esclarecimentos e de ser esclarecido. O pedido é este, “tout court”: para quando a criação da Faculdade de Ciências do Deporto e de Educação Física da Universidade de Coimbra?

Com respeitosa impaciência, fico á espera que a Universidade de Coimbra, com a maior associação desportiva de estudantes universitários do país não continue a desmerecer a atenção dos seus políticos” (fim de citação).

Finalmente, é integrado o INEF na Universidade Técnica de Lisboa em 1975, facto que mereceria de Roberto Carneiro, ao tempo, ministro da Educação, o comentário elogioso, numa sessão comemorativa da respetiva criação: “O INEF subiu a pulso o caminho que o levaria à Universidade!”. Passados quatro anos, em 1979, é integrado o curso de Arquitetura, da Escola Superior de Belas-Artes na supracitada universidade.

É a efeméride dos 29 anos de vida desta faculdade que, aqui e hoje, se comemora, a que me associo modestamente. Mas com imenso júbilo!

2 comentários:

Rui Baptista disse...

Não posso deixar de assinalar o brilhantismo de que se revestiu esta efeméride. Estão de parabéns a FACDEF, o director Professor Pedro Ferreira, os docentes, os alunos e os funcionários. Bem hajam!

Rui Baptista disse...

Errata: Onde escrevi o acrónimo da Faculdade (FACDEF), corrijo para FCDEF.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...