quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PREFÁCIO DE PETER SINGER AO LIVRO "HOMO IGNARUS: ÉTICA RACIONAL NUM MUNDO IRRACIONAL" DE STEVEN GOUVEIA

Peter Singer, professor em Princeton e Melbourne, é um dos mais reputados filósofos contemporâneos. O livro sobre ética foi publicado pela MinervaCoimbra:

Ao longo da minha carreira académica, escrevi sobre diversas questões de ética aplicada. Um dos meus primeiros artigos, “Fome, Afluência e Moralidade”, publicado em 1972, abordou o problema da pobreza distante. Continuo presentemente a escrever sobre esse tema. Aquando da escrita deste prefácio, a minha publicação mais recente é a edição do décimo aniversário revista do meu livro A Vida Que Podemos Salvar. 

Muitas pessoas, desde bilionários como Dustin Moskovitz e Cari Tuna, até aos estudantes de pós-graduação Toby Ord e Will MacAskill, que iniciaram o movimento do Altruísmo Eficaz, foram influenciados pelos argumentos que aí defendi. Tal levou a que centenas de milhões de dólares adicionais tenham contribuído para instituições de caridade altamente eficazes, ajudando pessoas em extrema pobreza, salvando muitas vidas, restaurando visão ou melhorando a saúde a muitas outras. Mas não precisa de ser milionário para fazer a diferença. Como o leitor irá notar no primeiro capítulo deste livro, todos nós podemos agir para melhorar o mundo. 

Em 1975, publiquei Libertação Animal, que procurava responder à pergunta: Como devemos tratar os animais não humanos? Com base em factos empíricos relevantes para o debate, defendi que a maneira com que lidamos com os animais não humanos é indefensável e que nós, como sociedade e também como indivíduos, devemos fazer algo a este respeito. Muita coisa mudou desde então e algum progresso aconteceu efectivamente, mas há ainda um longo caminho a percorrer. 

A minha posição sobre o problema da eutanásia também é bem conhecida: afirmo que, em algumas circunstâncias, não há nada de moralmente problemático em ajudar alguém a morrer, quando essa pessoa é competente, bem informada e reflectiu sobre as opções que lhe foram oferecidas. Muitas das minhas posições eram altamente controversas quando as publiquei pela primeira vez, e algumas continuam a sê-lo. 

Neste livro, Steven S. Gouveia analisa estes e outros problemas éticos em detalhe, contrastando as várias posições existentes. Por exemplo, no sétimo capítulo, sobre ética animal, o autor explora a variedade de posições que podemos encontrar entre os defensores dos animais. É minha esperança que este tipo de discussão racional e troca de argumentos possa conduzir a algum progresso. 

É, portanto, importante reconhecer que, embora a Ética, como disciplina da Filosofia, seja uma reflexão abstracta e ponderada sobre várias ideias teóricas, esta área de investigação tem uma aplicação prática e pode influenciar, para o bem ou para o mal, o mundo real. 

Além dos temas sobre os quais trabalhei, o leitor encontrará distintos tópicos que são interessantes e relevantes para o mundo em que vivemos actualmente. Esses tópicos incluem como devemos pensar eticamente sobre as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, e a relação entre humor, ética e liberdade de expressão. 

O objetivo de Steven é claro: podemos fazer mais para alcançar um mundo cada vez mais justo e ético. Mesmo que o leitor não concorde com todas as ideias aqui apresentadas, deve haver uma aceitação geral de que debate rigoroso como apresentado neste livro é o caminho para o progresso ético. Espero que este livro introduza muitos leitores a novas ideias e que o faça pensar nas suas crenças mais básicas e, talvez, reformular algumas de suas ideias pré-estabelecidas sobre estes temas. E também desejo que, reflectindo sobre questões éticas, o leitor queira saber não somente o que é eticamente correcto, mas que deseje ser melhor, algo que, como irá ver, está ao alcance de cada um de nós.

Princeton, 10 de Dezembro de 2019

 Peter Singer 

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...