quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O RÓMULO FAZ ONZE ANOS



O RÓMULO comemora a 25 de Novembro de 2019 o seu 11.º aniversário. Pontos altos serão as inaugurações da exposição “Ciência no Feminino”, do espaço criativo DOING e a palestra de Paulo Crawford sobre o Big Bang.
 
2ª feira | 25 Novembro 19 | 15h00 – 19h00

O RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra abriu as suas portas no dia de 24 de Novembro de 2008, dia de aniversário do professor e poeta Rómulo de Carvalho e Dia Nacional da Cultura Científica, no edifício do Departamento de Física daquela Universidade. No próximo dia 25 de Novembro o RÒMULO comemora os onze anos de funcionamento como centro de recursos para a difusão da cultura científica na sociedade e a aprendizagem das ciências.  A Biblioteca do Rómulo passou dos cerca de 3000 títulos iniciais para cerca de 50000, uma notável colecção de livros, revistas, CD e DVD sobre os mais variados temas de ciência e sociedade à disposição de todos os interessados. Estamos abertos a mais ofertas.
O RÓMULO, que integra a rede de centros Ciência Viva espalhados pelo país, tem sido palco de numerosas actividades de cultura científica – nas últimas duas semanas sete palestras, incluindo nomes como Artur Santos Silva, Sérgio Godinho e José Tavares, e por ele têm passado grandes figuras nacionais como, além destes, P. Tolentino de Mendonça, Adriano Moreira, João Lobo Antunes, José Mariano Gago, etc.
Para Carlos Fiolhais, director do Centro, “este é um dos sítios do país onde a Ciência tem estado mais viva, apesar do escasso financiamento recebido. Aqui é uma casa onde todos são bem-vindos e, apesar das dificuldades, tudo faremos para que ela se mantenha aberta e ao serviço da sociedade e da cultura. Há um ano abrimos a escola Ciência Viva, com as escolas do município de Cantanhede, e este ano inauguramos uma exposição, que depois circulará pelo país, sobre as maiores mulheres cientistas, e uma moderna oficina, aberta a todos."
Pelas 15h00, abrirá a exposição Ciência no Feminino, que mostra as maiores cientistas de sempre no mundo e em Portugal, a que se seguirá, pelas 15h15 a inauguração do Dóing – Espaço Maker, pelo Dr. Pedro Pombo, Director da Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro, que fará a apresentação  e orientará um workshop neste espaço, único  na Universidade e em Coimbra.
Pelas 17h00, terá lugar a palestra intitulada “O Nobel da Física de 2019:  James Peebles e a Cosmologia Física”, pelo Professor Paulo Crawford, da Universidade de Lisboa, que abordará a origem do Universo, incluindo os mistérios da energia negra e da matéria negra. Carlos Fiolhais, director do RÓMULO, apresentará o convidado. A sessão é aberta ao público em geral, havendo lugar a diálogo com o orador.
A celebração terminará com o bolo de aniversário e o já habitual magusto pelas 18h00.

Para mais informações:
RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                   Maria Manuela Serra e Silva
                   Telefone – 239 410 699
                   E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                   Facebook: https://www.facebook.com/Romuloccvuc/                 

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...