segunda-feira, 4 de novembro de 2019

LUÍS REIS TORGAL NO RÓMULO


No âmbito do programa 10 ANOS | 10 FIGURAS, que o RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está a desenvolver no âmbito das comemorações do seu 10.º aniversário, Luís Reis Torgal, professor catedrático aposentado de História da Universidade de Coimbra e grande conhecedor da História Contemporânea, mas, sobretudo, do regime do Estado Novo, será o próximo convidado.

No próximo dia 5 de Novembro, terça-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, Luís Reis Torgal será o próximo homenageado.

Na oportunidade e dada a grande actualidade do tema, ele falará sobre “Museu Salazar – História de uma Ficção?” no ambiente informal que caracteriza estas sessões, ficando à disposição da audiência para um debate sobre este ou outros tema.

O Professor Luís Reis Torgal será apresentado pelo Director do Centro Carlos Fiolhais.
Nota biográfica Luís Manuel Soares dos Reis Torgal nasceu em 1942 em Coimbra, com família oriunda da Beira Baixa. Licenciou-se em 1966, doutorou-se em 1978 e tornou-se professor catedrático de História em 1987. Tendo sido muitos anos Professor de História Moderna e Contemporânea e de Teoria da História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedica-se, desde há alguns anos, à História do Estado Novo, sobretudo ao regime de Salazar.
Foi fundador e coordenador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). Foi director da “Revista de História das Ideias” e da revista “Estudos do Século XX”. Membro do Senado da Universidade de Coimbra durante mais de dez anos e candidato a Reitor nas eleições de 1998, tem investigado e realizado numerosas intervenções sobre a Universidade e o ensino em geral, em conferências, comunicações em colóquios, revistas e jornais. Pertence também ao Conselho Científico de várias publicações, entre elas da “Revista de Historia de las Universidades”, da Universidad Carlos III (Madrid). Publicou, em Portugal e no estrangeiro, várias obras sobre o ensino, em especial sobre o ensino superior e a Universidade, sendo, por exemplo, co-autor do livro de divulgação “Universidade de Coimbra” (2015), autor do capítulo “Edad Contemporánea: hacia la(s) universidade(s) del siglo XXI”, publicado na “Historia de la Universidad de Salamanca” (2006) “ e, com Angelo Brigato Ésther, de ”Que Universidade?” (2014), e autor de ensaios como “História e Ideologia” (1989), “Estados Autoritários e Totalitários na suas representações” (2008), “A Universidade e o Estado Novo” (2009), “Estados Novos, Estado Novo” (2009), “Candidatos da Oposição à Assembleia Nacional do Estado Novo” (2009), “O Cinema sob o olhar de Salazar” (2011), “Marcello Caetano, Marcelismo e Estado Social” (2013), “Feriados em Portugal” (2013), “História, que história?” (2015). Luís Reis Torgal tem sido também autor de frequentes intervenções públicas, designadamente de artigos de opinião no jornal “Público” e noutros. 

Para mais informações:
RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Maria Manuela Serra e Silva
Telefone – 239 410 699 E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

2 comentários:

Rui Baptista disse...

Bem gostaria de assistir, infelizmente uma pequena fractura na 1.ªvértebra lombar (felizmente, sem lesão medular") obriga-me à inactividade sentado numa cadeira de rodas.

perdoar é disse...

As melhoras, Professor.

Professora primária

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...