terça-feira, 19 de novembro de 2019

UM COLABORADOR DOS NOBEL DA FÍSICA DE 2019 FALA SOBRE O TRABALHO DELES NO RÓMULO



O FÍSICO ALEXANDRE CORREIA FALA DE EXOPLANETAS E NOVAS TERRAS, CELEBRANDO O NOBEL DA FÍSICA

No próximo dia 20 de Novembro, quarta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, Alexandre Correia, Professor Associado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, proferirá uma palestra subordinada ao tema À procura de novos planetas – prémio Nobel de Física 2019” .  Alexandre Correia trabalhou na Suíça colaborou em vários trabalhos com dois dos premiados Nobel: os suíços Michel Mayor e Didier Queloz (no cartaz, com a Terra em fundo), que descobriram o primeiro exoplaneta em 1995. Hoje a detecção de planetas semelhantes à Terra é um dos grandes desafios da ciência.  Terão vida? E terão vida inteligente? Isto é, estaremos ou não sozinhos no Universo.
 A palestra será seguida de um espaço de diálogo moderado por Constança Providência, directora do Departamento de Física. Os destinatários são todos aqueles que se interessam por astronomia, por física e em geral por ciência. A entrada é livre.   

Nota biográfica sobre Alexandre Correia

Alexandre Correia, especialista em sistemas planetários, depois de ter ensinado e investigado na Universidade de Aveiro, está agora na Universidade de Coimbra. Licenciado em Física pela Universidade de Lisboa, doutorou-se no Instituto de Mecânica Celeste da Universidade de Paris VI (2001) Em 2003 foi investigador no Observatório de Genebra, onde trabalham os dois astrónomos, Michel Mayor e Didier Queloz, que foram premiados com metade do prémio Nobel da Física de 2019. Estuda a estabilidade de e sistemas planetários como o nosso sistema solar. É autor de numerosos artigos em revistas científicas de grande prestígio como a “Nature”, sendo um dos cientistas portugueses com mais renome internacional. Nos seus tempos livres gosta de natação, leituras e viagens.

Para mais informações:

RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra 
                     Maria Manuela Serra e Silva
                     Telefone – 239 410 699
                     E-Mail – ccvromulocarvalho@gmail.com
                     Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002912006773

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...