sábado, 30 de novembro de 2019

IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS CRIANÇAS

Como se sabe, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) tem assumido, desde finais do passado século, com poder manifestamente crescente, uma função crucial na educação escolar, que não é originalmente a sua, pelo menos de um modo declarado: orientar e recomendar políticas e medidas para os diversos sistemas educativos. Políticas e medidas que os países tendem a seguir de um modo muito próximo. 

Alegando que o mundo é tecnológico e que precisamos de nos adaptar a ele, uma das suas orientações/ recomendações mais destacada é a de introdução das novas tecnologias na escola, com a intenção de melhorar o sucesso (um certo sucesso) na aprendizagem.

Assim é de destacar um estudo de meta-análise que esta organização publicou no seu sítio online Education Working Papers sobre o impacto do uso das tecnologias nas crianças (ver aqui). Eis o essencial do resumo apresentado:
As crianças do século 21 são ávidas usuárias de tecnologia. Esta evidência polarizou a atenção dos investigadores sobre as consequências que isso tem no seu desenvolvimento sócio-emocional, cognitivo e físico. O estudo resume o que é claramente demonstrado na literatura da especialidade, destacando em que sectores é necessário incentivar a investigação.

1 comentário:

Movimento Português de Prevenção do Electrosmog disse...

Na entrada do nosso site têm 3 vídeos muito curtos que resumem os factos. A Vida tem sempre razão, o estado das pessoas é zumbi e a Agenda é genocida. Negar isto é histerismo puro.

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...