segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Esforço para estudar"

A imagem que se segue, da autoria de Lynsey Addario, parecerá comum: afinal é um grupo de raparigas sorridentes em traje académico. Estranhar-se-á o hijab debaixo do barrete de formatura, mas, para muitas pessoas, isso não constituirá suspeita de que, no século XXI, estas estudantes univeristárias afegãs, para se formarem, correram perigo de vida. Estas e as que se seguiram.

A reportagem é da National Geografic de Fevereiro deste ano, onde se refere que:


"No Afeganistão, muitas meninas não recebem qualquer educação. Mesmo as que se matriculam costumam estudar apenas quatro anos. Estas alunas da turma de 2010 da Universidade de Cabul são uma nítida minoria. Usando o hijab sob o barrete de formatura, e sentadas em fileiras separadas dos colegas homens, estão se graduando no departamento de língua e literatura. O Talibã havia banido a educação para mulheres, mas as aulas foram retomadas depois da queda do regime, em 2001. Essa formatura aconteceu sob rígida segurança num hotel em Cabul.


2 comentários:

Anónimo disse...

Depois estes povos queixam-se que os ocidentais são mais evoluídos e mauzoes ao ponto de os explorarem, abram a pestana, enquanto não mudarem estas mentalidades não evoluem.

Anónimo disse...

O saber custa dinheiro
e longas horas de estudo:
não se alcança, sobretudo,
a brincar o dia inteiro!

JCN

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...